Nome do Curso / Conceitos (*)
Arquitetura e Urbanismo
CAPES (2021)5
Nível / Grau
Pós-Graduação / MESTRADO ACADÊMICO
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
7050
Código CAPES
42003016032M0
Unidade
Programa
Coordenador
Criação e Reconhecimento
Portaria n. 47 de 17/01/2008
Portaria MEC n. 458 de 19/02/2008 D.O.U. em 11/04/2008, Seção 1.
Renovado pela Portaria MEC n. 609 de 14/03/2019. D.O.U. em 18/03/2019, Seção 1, p. 63.

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas foi credenciado pela CAPES em 2007 e iniciou suas atividades em Agosto de 2008, selecionando naquele ano sua primeira turma. O curso tem por finalidade a formação ampliada, teórica, prática e crítica de pesquisadores e profissionais de alto nível, nacionais e estrangeiros, capazes de:

– Compreender e intervir nas formas de concepção e organização do espaço construído, incluindo a produção da arquitetura, no passado e no presente, o patrimônio ambiental e cultural, nas suas diferentes escalas, assim como os sistemas urbanos.

– Pesquisar e produzir conhecimentos, aplicáveis na prática, nos temas da qualidade e tecnologias do ambiente construído.

– Compreender a realidade de modo crítico, guiando-se, em suas atividades, por valores éticos elevados, cientes de seu papel na promoção do conhecimento científico, tecnológico e artístico pertinentes à sua área, como instrumento de desenvolvimento do conjunto da sociedade.

A formação no nível de Mestrado na área de Arquitetura e Urbanismo propõe:

– Qualificar as práticas profissionais junto à instituições públicas e privadas que atuam nas áreas de conhecimento abrangidas pelo Programa.

– Trazer as contribuições dos estudos teóricos e práticos empreendidos no Programa como um enriquecimento ao ensino de graduação de arquitetura e urbanismo, seja pela transferência de conhecimentos, pura e simples, seja pela repercussão favorável nos hábitos e práticas acadêmicas e pelas diferentes modalidades de aproximação entre os dois níveis de ensino.

– Estreitar e dar continuidade aos vínculos da Universidade Federal de Pelotas e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo com a comunidade e com instituições públicas e privadas atuantes na área de concentração do Programa, subsidiando ações e projetos com pesquisas e estudos avançados.

– Fazer avançar o conhecimento na área de arquitetura e urbanismo tendo em vista a formação de novos professores e pesquisadores na área.

Considerando as perspectivas de evolução e tendência; em 2012 o Programa iniciou um convênio internacional com a universidade inglesa Oxford Brookes University, na cidade de Oxford. O objetivo desse convênio é promover o desenvolvimento de pesquisas conjuntas, a mobilidade discente e docente, e consequentemente a troca de conhecimentos entre a UFPel e a universidade no exterior, permitindo com que as áreas de concentração do PROGRAU tenham visibilidade internacional no âmbito europeu de pesquisa, ensino e extensão. Também, está dentre as etapas de desenvolvimento do Programa a proposta de curso de doutorado no PROGRAU; o corpo docente e a infra-estrutura atual propiciam as condições ideais para esse crescimento.

Área de Concentração

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas apresenta duas Áreas de Concentração:

ARQUITETURA, PATRIMÔNIO E SISTEMAS URBANOS

Os temas congregados nessa área têm como metas investigar a produção arquitetônica, a estrutura e a forma do espaço da cidade nas suas diversas escalas, as relações entre arquitetura e urbanismo e promover o conhecimento científico dos processos de permanência e mudança do ambiente construído. São enfatizados aspectos históricos, teóricos, compositivos, tipológicos e taxonômicos da produção arquitetônica, assim como aspectos endógenos da dimensão espacial, morfotipológicos, configuracionais, cognitivos, sócio-espaciais, sócio-ambientais da produção e da transformação espacial. As abordagens possuem interesses descritivos, analíticos, metodológicos, exploratórios, projetuais, operacionais, de desenho, de planejamento e de manejo e buscam oferecer elementos para elaboração e crítica de projetos e intervenções arquitetônicas e urbanas. Essa área contempla as seguintes linhas de pesquisa:

  • Gráfica Digital Aplicada a Arquitetura e Urbanismo
  • Percepção e Avaliação do Ambiente pelo Usuário
  • Teoria, História, Patrimônio e Crítica
  • Urbanismo Contemporâneo


QUALIDADE E TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO

Esta área tem como objetivo investigar a materialidade do ambiente construído, desde sua representação até sua concretização como obra edificada, abrangendo o projeto, a produção e a avaliação pós-ocupação. Tem sua ênfase nas questões de conforto ambiental (térmico, acústico e lumínico) e eficiência energética, na economia e desempenho em novos materiais e técnicas e privilegia o ambiente em uso, revelando seu uso e apropriação, suas patologias, assim como sua necessária operação e gestão. As pesquisas possuem caráter teórico-prático, buscando o entendimento dos processos e dos agentes atuantes no projeto, representação e construção, utilizando-se das atividades de pesquisa qualitativa e quantitativa, das práticas laboratoriais, de aferição e medições e de simulação e modelagem em espaço virtual. Essa área contempla as seguintes linhas de pesquisa:

  • Conforto e Sustentabilidade do Ambiente Construído
  • Tecnologia e Conservação do Ambiente Construído

Linhas de Pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas apresenta duas Áreas de Concentração:

ARQUITETURA, PATRIMÔNIO E SISTEMAS URBANOS

Essa área contempla as seguintes linhas de pesquisa:

  • Gráfica Digital Aplicada a Arquitetura e Urbanismo
  • Percepção e Avaliação do Ambiente pelo Usuário
  • Teoria, História, Patrimônio e Crítica
  • Urbanismo Contemporâneo

QUALIDADE E TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO

Essa área contempla as seguintes linhas de pesquisa:

  • Conforto e Sustentabilidade do Ambiente Construído
  • Tecnologia e Conservação do Ambiente Construído

Organização Curricular

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPel é organizado como um conjunto integrado de disciplinas, de modo a propiciar ao aluno o aprimoramento da formação já adquirida e a permitir-lhe o desenvolvimento de estudos e pesquisas, de acordo com as linhas de pesquisa definidas pelo Programa.
A Conclusão do curso exige o cumprimento de 24 (vinte e quatro) créditos. A estrutura curricular do Programa agrupa as disciplinas em dois conjuntos, a saber:
– Disciplinas obrigatórias.
– Disciplinas eletivas, seminários avançados e tópicos especiais.

Consideram-se disciplinas obrigatórias aquelas que representam o suporte formal e intelectivo, indispensável ao desenvolvimento do Curso. Consideram-se disciplinas eletivas aquelas que visam à formação do aluno nas linhas de pesquisa do Programa.
Consideram-se Seminários Avançados as disciplinas que visam subsidiar o processo de prosseguimento, aperfeiçoamento e implementação dos projetos de dissertação. Os Seminários Avançados são pontuados como disciplinas eletivas. Os Tópicos Especiais, onde é enquadrado o Ciclo de Palestras do Prograu, tratam de discussões específicas, sendo pontuados como disciplinas eletivas.
A dissertação é obrigatória para a obtenção do título de Mestre, mas não conta créditos.
Poderão ser estabelecidas, a critério do Colegiado, outras atividades (seminários, estágios, tarefas práticas e de pesquisa, programas de leitura), além das disciplinas, que visem completar, com direito a crédito, a formação do aluno.

Pesquisadores

https://wp.ufpel.edu.br/prograu/professores/
 

Créditos necessários

A Conclusão do curso exige o cumprimento de 24 (vinte e quatro) créditos. A estrutura curricular do Programa agrupa as disciplinas em dois conjuntos, a saber:
– Disciplinas obrigatórias.
– Disciplinas eletivas, seminários avançados e tópicos especiais.

Matriz Curricular

1º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0120029A CASA MODERNA E CONTEMPORÂNEA BRASILEIRAOptativa117
0128121ANÁLISE DIRIGIDA A PERCEPÇÃO AMBIENTALEletiva234
14120062Análise e Representação de Superfícies Complexas da Arquitetura ContemporâneaOptativa468
0128180ANÁLISE ESPACIAL URBANAEletiva468
0128107AVALIAÇÃO PÓS OCUPAÇÃO - AS RELAÇÕES USUÁRIO/MEIO AMBIENTE CONSTRUÍDOEletiva351
14120064Caminhografia UrbanaOptativa468
0120232CICLO DE PALESTRAS PROGRAUOptativa117
0128185CIDADE E CONTEMPORANEIDADEEletiva351
D000377DAS FORMAS SOCIAIS ÀS FORMAS URBANAS:UM PERCURSO CRÍTICO Optativa351
0120104EDUCAÇÃO, ARTE, FILOSOFIA: ESTUDOS SOBRE SUBJETIVIDADES CONTEMPORÂNEASOptativa234
0128181ESTUDOS URBANOSEletiva351
0120236Fundamentos para a docência de Representação Gráfica e Digital para arquitetura Optativa234
14120070GEOMETRIAS IMPLÍCITAS E PRODUÇÃO DE SENTIDOSOptativa351
0128122GESTÃO DE PROCESSO DE PROJETOEletiva351
0128111HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DA CIDADE NO BRASIL E NO RS SEC XVIII E XIXEletiva351
0620104ILUMINAÇÃO NA ARQUITETURA IOptativa351
14120078INTERVENÇÕES NA CIDADE CONTEMPORÂNEAOptativa468
0628039INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA CONSERVAÇÃO E DO RESTAUROEletiva351
D000985Luz na arquiteturaOptativa2
0120235Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Orientado ao Transporte PúblicoOptativa234
14620035OFICINA DE REDAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS EM TECNOLOGIA E GESTÃO DO AMBIENTE CONSTRUÍDOOptativa468
D000983O processo de projeto do habitat urbanoOptativa351
D000987PassivhausOptativa234
0128029PESQUISA E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ARQUITETURA E URBANISMOObrigatória234
D000562POLÍTICAS PÚBLICAS DE HABITAÇÃO NUMA PERSPECTIVA MAIS SUSTENTÁVELOptativa234
14120061Preservação de bens culturais: abordagens teóricas e metodológicasOptativa234
0128119PROCESSSOS PROJETUAISEletiva351
14120063PROJETO COM TÉCNICAS TRADICIONAISOptativa351
0128184SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICAEletiva468
0128105SUSTENTABILIDADE DO AMBIENTE CONSTRUÍDOEletiva234
D000986TEORIA E PRáTICA DE ENSINO DE PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMOOptativa234

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
D001240A tecnologia dos materiais de construção cívil aplicada à arquiteturaOptativa351
0120231Atelier nas Festas Urbanas escala 1:1Optativa234
D001248CIDADE E FILOSOFIA DA DIFERENÇAOptativa351
0128118COR, IMAGEM E CIDADEEletiva351
0128108EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEISEletiva234
0628070EDIFÍCIOS SOLARES FOTOVOLTAICOSOptativa234
0628038EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA ARQUITETURAEletiva351
14620038ERGONOMIA: TÓPICOS EMERGENTES E REEMERGENTESOptativa468
0120230Estágio Docente 1Optativa117
0120227ESTÁGIO DOCENTE 2Optativa234
0120228ESTÁGIO DOCENTE 3Optativa351
0120107EXPLOR-AÇÕES URBANAS, ERRAR NO LIMIAROptativa468
14620039FUNDAMENTOS DE GESTÃO DA CONSTRUÇÃOOptativa468
14120067GESTÃO DO CICLO DE VIDA DE EDIFICAÇÕES COM USO DA TECNOLOGIA BIMOptativa351
0620103ILUMINAÇÃO NA ARQUITETURA IIOptativa351
0128183ILUMINAÇÃO NATURAL NA ARQUITETURAOptativa351
14120068INTRODUÇÃO À ARQUITETURA DE AMBIENTES DE SAÚDEOptativa468
14120066INTRODUÇÃO AO CONFORTO AMBIENTAL EM ESPAÇOS URBANOS ABERTOSOptativa351
0128120LEITURAS DIRIGIDAS EM PATRIMÔNIO CULTURAL E TEORIA DA ARQ. URB.Eletiva234
0620039MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFICAÇÕESOptativa234
14120065Metodologia de Pesquisa: A construção do conhecimento na elaboração da DissertaçãoOptativa234
14120076METODOLOGIAS COLETIVAS DE PRODUÇÃO CARTOGRÁFICAOptativa117
0128196MÉTODOS E CONCEITOS NO ENSINO DE HISTÓRIA DA ARQUITETURAEletiva234
0128030OFICINA DE MODELAGEM URBANAEletiva234
0128198OFICINA DE MODELAGEM URBANA 2Optativa351
0128104PERCEPÇÃO E ANÁLISE DO ESPAÇO URBANOEletiva234
0120106POLÍTICA DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL NO BRASIL E LEGISLAÇÕES DE PROTEÇÃO NACIONAL E INTERNACIONALOptativa351
0088073REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DIGITAL PARA ARQUITETURAEletiva468
14120077SEMINÁRIO ARQUITETURA E DOMESTICAÇÃOOptativa234
0120229Seminário PROGRAUOptativa117
0128028TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURAEletiva468
0128115TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA IIEletiva234
D000563TÓPICOS AVANÇADOS EM SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DE EFICIÊNCIAENERGÉTICAOptativa468
14120069VER E FAZER A CIDADE - ENTRE TEMAS SUPERADOS E EMERGENTEOptativa234

Turmas ofertadas em 2024 / 1

Versão do Currículo: 317 (ATUAL)

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0128121 - ANÁLISE DIRIGIDA A PERCEPÇÃO AMBIENTALProfessor responsável pela turma: ADRIANA ARAUJO PORTELLA
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
13016
14120062 - Análise e Representação de Superfícies Complexas da Arquitetura ContemporâneaProfessor responsável pela turma: JANICE DE FREITAS PIRES
Horários
ManhãTardeNoite
SEX15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
1306
14120064 - Caminhografia UrbanaProfessor responsável pela turma: EDUARDO ROCHA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
13012
0120236 - Fundamentos para a docência de Representação Gráfica e Digital para arquitetura Professor responsável pela turma: ADRIANE BORDA ALMEIDA DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
1304
14120061 - Preservação de bens culturais: abordagens teóricas e metodológicasProfessor responsável pela turma: ALINE MONTAGNA DA SILVEIRA
Professor Regente: ANTONIO SOUKEF JUNIOR
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
1307

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0128118 - COR, IMAGEM E CIDADEProfessor responsável pela turma: NATALIA NAOUMOVA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
13015
0628038 - EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA ARQUITETURAProfessor responsável pela turma: ANTONIO CESAR SILVEIRA BAPTISTA DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
13011
14620039 - FUNDAMENTOS DE GESTÃO DA CONSTRUÇÃOProfessor responsável pela turma: FABIO KELLERMANN SCHRAMM
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
13012
14120068 - INTRODUÇÃO À ARQUITETURA DE AMBIENTES DE SAÚDEProfessor responsável pela turma: CRISTHIAN MOREIRA BRUM
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
13013
0128028 - TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURAProfessor responsável pela turma: CELIA HELENA CASTRO GONSALES
Professor Regente: ADRIANA ARAUJO PORTELLA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
13016

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
ALÉX SANDRO KUHN20241
AMANDA FERREIRA GARCIA20241
ANDREA PAOLA FONDEVILA SALCEDO20241
Caroline Borges Pilenghi20241
DARA ELISA DOS SANTOS BANDEIRA20241
DAVISON GUIMARÃES SOPEÑA20241
FÁBIO DOMENECH NUNES20241
Gabriela Gonzalez de Oliveira20241
HELENA BRIÃO MILACH20241
HELOISE NUNES SEMPER20241
ISABELA BUBOLZ PRESTES20241
ISADORA ZIEBELL LOUZADA20241
Jaqueline Harumi Dias Takahashi20241
JÚLIA BONDAN VERAS SPERB20241
Juliana Ferreira Medeiros Hirschfeld20241
KIMBERLY DA SILVA PINHEIRO20241
Laís Stumf Murialdo Pinho20241
LEONARDO DZIEKANIAK DE AGUIAR20241
LUANA HELENA LOUREIRO ALVES DOS SANTOS20241
MARCELA DA ROSA DIAS20241
MARIANA TAVARES LAFOLGA20241
PATRICIA PETER FURTADO20241
SAMANTA QUEVEDO DA SILVA20241
THAIS LEMOS SILVEIRA20241
VALENTINA DE FARIAS BETEMPS DA SILVA20241
VITORIA GOMES MORAES20241
YURI DA SILVA BASTOS20241
ALEXSANDRA DA ROSA DE LOS SANTOS20232
LAUREN NICOLE GONÇALVES DUARTE20231
LEO PINHEIRO GOULART20231
Lucas Trautmann Bandeira20231
LUÍSA AMARAL RÉGIO20231
Maíla Machado Diniz20231
Marcelo Epiphanio da Rosa20231
MONIQUE GRECHI20231
NATÁLIA DÂMASO BERTOLDI20231
OTÁVIO GIGANTE VIANA20231
RAFAEL EINHARDT FISS20231
RAQUEL MACIEL HERNANDES BRETANHA20231
RENATA BRAGA ZSCHORNACK20231
SARAH JULIANE DORNELES DA SILVA20231
ANA CLÁUDIA MACHADO GROSSI20221
ANDERSON MARTINS WOJCIECHOWSKI20221
ANDRESSA OLIVEIRA CODEVILLA BORGES20221
BIANCA PEREIRA LUCAS20221
CLÁUDIA ANDRIELE DA COSTA FREITAS20221
Gabriel Delpino da Silveira20221
Hellen Zanoletti Firmino20221
João Vicente Machado Schmitz20221
Jordana da Silva Berchon20221
KARINE CHALMES BRAGA20221
Laura Silveira Sarturi20221
LUCIANE ANDREOLA BEBER20221
Marco Antonio Mello20221
MONIQUE DENONI SCHNEID20221
RICARDO PAVÉGLIO SOMMER20221
TALITA MARINI BRANDELLI20221
ARACELE ROCHA MAHFUZ20211

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
ANA CRISTINA RODRIGUES DA SILVA20082010
DANIELE BEHLING LUCKOW20082010
JANICE DE FREITAS PIRES20082010
OTAVIO MARTINS PERES20082010
ANELISE ANAPOLSKI FERRARI20092011
CAROLINA MENDONÇA FERNANDES DE BARROS20082011
DANIELA DA ROSA CURCIO20082011
JULIANA AL-ALAM POUEY20082011
JULIANA AL-ALAM POUEY20082011
MATEUS TREPTOW COSWIG20082011
SARA ROESLER20082011
ANTONIO CARLOS PORTO SILVEIRA JUNIOR20092012
DANIELA ALMEIDA DE TUNES20092012
EVALDO TAVARES KRUGER20092012
FERNANDA LAMEGO GUERRA20102012
GLAUCO ASSUMPÇÃO PACHALSKI20092012
GUILHERME DALTOÉ20092012
HELEN GULARTE CABRAL20102012
IONI DONINI MEDEIROS20092012
JANAINA AYRES DE LIMA20092012
JEFERSON DUTRA SALABERRY20092012
LIADER DA SILVA OLIVEIRA20102012
LILIAN BORGES ALMEIDA20092012
MARCIA BEATRIZ ROTTA20092012
MARIA RHEINGANTZ ABUCHAIM20092012
MARTA REGINA PEREIRA NUNES20092012
ROBERTA TABORDA SANTA CATHARINA20102012
SABRINA LEAL RAU20102012
STIFANY KNOP20102012
TAÍS FEIJÓ VIANA20092012
CHRISTIANO PICCIONI TORALLES20102013
GABRIELA FANTIEL FERREIRA20102013
GABRIEL SILVA FERNANDES20102013
GUSTAVO ALCANTARA BROD20112013
GUSTAVO ALCANTARA BROD20122013
MARCELO BENTO TERRES20102013
MARCUS VINÍCIUS PEREIRA SARAIVA20102013
MARINA MENDONÇA LODER20102013
MICHELE SOUZA BASTOS20102013
NOÉ VEGA COTTA DE MELLO20102013
PAULA MARTINS ALMEIDA CASALINHO20102013
VIVIANE MULECH RITTER20112013
ALINE CAMPELO BLANK FREITAS20122014
ARMANDO DONALD MARTINS FUENTES20112014
HELENA BORDA SOARES20112014
JAQUELINE DA SILVA PEGLOW20112014
MAICON MOTTA SOARES20122014
PAULA MELLO OLIVEIRA ALQUATI20112014
PAULA MELLO OLIVEIRA ALQUATI20122014
SINGOALA DOS SANTOS MIRANDA20122014
SIRLENE DE MELLO SOPEÑA20112014
TÁSSIA BORGES DE VASCONSELOS20122014
ALEXANDRE PEREIRA SANTOS20132015
ANDRESSA MARINA MATIVI ROCHA20132015
BÁRBARA DE BARBARA HYPÓLITO20132015
BEATRIZ CAUDURO MONTAGNER20132015
DANIEL TRINDADE PAIM20132015
ELIZA FURLONG ANTOCHEVIS20132015
ELLEN PORCINCULA SCOTT HOOD20132015
FERNANDA TOMIELLO20132015
FERNANDO GONÇALVES DUARTE20132015
INÊS DE CARVALHO QUINTANILHA20132015
ISABEL PIÚMA GONÇALVES20152015
MARIANE PINTO BRANDALISE20132015
MAURO FERNANDO NORMBERG BOHM20122015
THELMA DE ÁVILA CAMARGO20132015
VANESSA BÜTTOW SIGNORINI20132015
ADRIANE LUIZ ALVES20142016
ARETUSA OLIVEIRA RODRIGUES20142016
CARLOS LEODARIO MONTEIRO KREBS20142016
CAROLINA CABREIRA MAGALHÃES FALCÃO20142016
DÉBORA SOUTO ALLEMAND20142016
FERNANDO WULFF AL-ALAM20142016
GABRIELA COSTA DA SILVA20142016
GIANINE PIVETTA MELLO20142016
JONES VIEIRA PINTO20142016
LARRY ANDELMO SILVA DE ANDRADE20142016
LEILA ROSANI GISLER LOPES20132016
LESSANDRO MACHADO DA ROSA20142016
MANOELA NEVES SIEWERDT20142016
MATHEUS GOMES CHEMELLO20142016
RAQUEL RAMOS SILVEIRA DA MOTA20142016
ROSELI MARIA COMISSOLI DE SÁ20142016
TATIANE BRISOLARA NOGUEIRA20142016
VÍVIAN MICHELE BANDEIRA DA SILVA20142016
ANA PAULA TEJADA DOS SANTOS20152017
ANTONELLA DOS SANTOS PONS20152017
CARINA FARIAS FERREIRA20152017
CRISTIANE DOS SANTOS NUNES20142017
DANIELLE SOUZA DA SILVA20152017
EDUARDO MATTAR RIEMKE20152017
HÉLEN VANESSA KERKHOFF20152017
JANICE JARA CONCEIÇÃO DUTRA20142017
JUÇARA NUNES DA SILVA20142017
JULIANO MOREIRA COIMBRA20152017
LÍVIA WINKEL FERNANDES20152017
MARIANA ESTIMA SILVA20152017
MOANA PEREIRA BELLOTTI20152017
MONICA NAVARINI KURZ20152017
PAULA WRAGUE MOURA20162017
RAFAELA BARROS DE PINHO20152017
SAIONARA DIAS VIANNA20142017
STAEL AMARAL PADILHA20152017
TALITA CORRÊA VIEIRA SILVA20142017
ANDERSON PIRES AIRES20162018
CAROLINA COSTA MACHADO20162018
CAROLINA MESQUITA CLASEN20162018
CAROLINE AVEIRO QUADRADO20162018
DENISE ESTIVALETE CUNHA20162018
ELISA SANTOS GUIMARÃES20162018
FABRICIO SANZ ENCARNAÇÃO20162018
FELIPE DOTTO DE MORAES20162018
JOSIE DA COSTA ABRÃO MACEDO20152018
JULYE MOURA RAMALHO DE FREITAS20162018
LÍVIA VASQUES BENDER20162018
LUANA PAVAN DETONI20162018
MARIA LUCIA LOPES20152018
RENATA DALBEM20162018
SAMANTHA MEDEIROS BALLESTE20162018
SUZANA ZEHETMEYER TREICHEL20162018
THAÍS DEBLI LIBARDONI20162018
VINÍCIUS MENDONÇA FERNANDES20162018
WAGNER COSTA OLIVEIRA20162018
Adriana Viebrantz Braga20172019
AURIELE FOGAÇA CUTI20172019
BRENDA ALMEIDA TEJADA20172019
CAMILA TEIXEIRA MARTINS20172019
CAROLINA RITTER20172019
DIEGO LEITE DA SILVA20172019
DOUGLAS ROSCHILDT HAX20172019
FERNANDO RITIÉLE TEIXEIRA20172019
FRANCIÉLLI PRIEBBERNOW PINZ20172019
HELENA DUARTE DA SILVA GUERRA20172019
JULIANA CAVALHEIRO RODRIGHIERO20172019
LEONARDO DE JESUS FURTADO20172019
LORENA MAIA RESENDE20172019
Silvio Frederico da Silva Chaigar20172019
TAIANA PITREZ TAGLIANI20162019
TAIS MARINI BRANDELLI20172019
ALICE MARTINS MORAES20182020
AMANDA ROSA DE CARVALHO20182020
CLÁUDIA DA SILVA NOGUEIRA20172020
FABIANE BIEDRZYCKA DA SILVA GALARZ20182020
FABRICIO GALLO CORRÊA20172020
FLÁVIO ALMANSA BAUMBACH20182020
JOHANNA BECK HILLER20172020
JULIANA NEUMANN SEIXAS20182020
KAREN MAJURIÊ DA SILVA20182020
LENO PORTO DUTRA20182020
LISIÊ KREMER CABRAL20182020
LUÍSA DE AZEVEDO DOS SANTOS20172020
LUIZ GILBERTO DA SILVA JÚNIOR20182020
MARCO LEONI DEBOER SALVI20172020
MATHEUS GOMES BARBOSA20182020
MELINA MONKS DA SILVEIRA20182020
SANDRO MARTINEZ CONCEIÇÃO20182020
SHIRLEY TERRA LARA DOS SANTOS20182020
TANARA GOMES DA COSTA20172020
VALENTINA MACHADO20182020
VITÓRIA SILVEIRA DA COSTA20182020
ANA LUIZA COELHO20182021
ANA PAULA STURBELLE SCHILLER20192021
ANDRÉIA SCHNEID20182021
BRUNA DISCONZI MEOTTI20192021
CAROLINA FRASSON SEBALHOS20192021
DIANA PIRES MARTINS20182021
EDUARDO MONTAGNA DA SILVEIRA20182021
FERNANDA MARIA DORS DEMBINSKI20192021
FILIPE DE OLIVEIRA VIEIRA20192021
FRANCIELE FRAGA PEREIRA20192021
LAÍS DELLINGHAUSEN PORTELA20192021
LOUISE GONÇALVES DA LUZ20182021
LUDIMILA MALLMANN SCHMALFUSS20192021
LUÍSA ALCANTARA ROSA20192021
LUÍS FILIPE MUTA20192021
MARIANA PORTO ROTTA20182021
MARINA MECABÔ20192021
NATHALIA TEIXEIRA GNUTZMANN20182021
RAFAEL OLIVEIRA CORRÊA LUZ20192021
RENAN ROSSO BICCA20192021
RODRIGO KARINI LEITZKE20192021
ROSEANA BONOTTO RUIVO20192021
TAÍS BELTRAME DOS SANTOS20192021
TANARA FERNANDES DE BRITTO20192021
THALITA DOS SANTOS MACIEL20192021
VANESSA FORNECK20192021
VANESSA PERES MARTINS20192021
ANDRÉIA AZAREDO MACHADO20202022
BÁRBARA RIBEIRO COUTO20202022
BARTHIRA LESTON ARAUJO20192022
BIANCA RAMIRES SOARES20202022
CAMILA ROSA VAZ20192022
EDEMAR DIAS XAVIER JUNIOR20202022
ESTEFANIA DUARTE FAGUNDES20192022
FERNANDA PASQUALOTTI20202022
FERNANDO HENRIQUE NASCIMENTO KIKUCHI20202022
FLÁVIA PAGNONCELLI GALBIATTI20202022
GABRIELA MUNHOZ SOARES20182022
GABRIELA PASQUALIN CAVALHEIRO20192022
GABRIEL AUGUSTO SEHN SILVA20192022
Giovanni Ourique Rotta20202022
ISABELLA KHAUAM MARICATTO20202022
JOSÉ HENRIQUE CARLÚCIO CORDEIRO20202022
LÍVIA AVILA CAVA20192022
MARITZA DA ROCHA MACARTHY20202022
NÁTALI VERGÁRA MARTINS20192022
NAURIENNI DUTRA FREITAS20202022
TULIO MATHEUS AMARILLO SOUZA20202022
Alice da Conceição Teixeira20212023
Andressa Viviane Dumke Noviski20212023
ARACELE ROCHA MAHFUZ20212023
CLARISSE MARINHO DA SILVA20212023
Fernanda Corrêa da Silva20212023
FERNANDO FRANZ ZAUK20212023
GUILHERME PINTO DE ALMEIDA20192023
José Alberto de Oliveira Grechoniak20212023
LAÍS BECKER FERREIRA20212023
LARISSA MÖRSCHBÄCHER20212023
LUCAS BARBOSA DA SILVEIRA RODRIGUES20212023
Márcio Zanella20202023
Mateus Romualdo Teles20212023
MÔNICA MACHADO DOS SANTOS20212023
NATÁLIA TORALLES DOS SANTOS BRAGA20212023
PAULA PEDREIRA DEL FIOL20212023
Raquel Silveira da Silva20212023
RODOLFO BARBOSA RIBEIRO20202023
Tailline Maiara Webber Rauta20212023
TÁSSIA GONÇALVES AIRES20202023

Localização e contatos

Página gerada em 16/04/2024 04:22:33 (consulta levou 0.428331s)