Nome da Atividade
INICIAÇÃO À PESQUISA NO ENSINO DE FÍSICA
CÓDIGO
0090085
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Análise de artigos sobre pesquisa no ensino de física. Análise de teses de mestrado e doutorado em ensino de física. Elaboração de projetos de pesquisa. Pesquisa no ensino de física – quantitativa e qualitativa.

Objetivos

Objetivo Geral:

Fornecer subsídios para ação investigativa dos futuros professores de Física, procurando mostrar a importância do professor-pesquisador na sala de aula

Conteúdo Programático

Unidade 1: Revisão bibliográfica e teórica sobre pesquisa em ensino de Física;

Unidade 2: Estudo, apresentação e discussão dos referenciais teóricos que serão utilizados nos projetos de pesquisa;

Unidade 3: Definição, apresentação e discussão da metodologia utilizada na pesquisa;

Unidade 4: Elaboração e apresentação de um projeto de pesquisa em Ensino de Física;

Unidade 5: Apresentação do Projeto

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MENGA, L. e ANDRÉ, M.E. D.A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda. 1986.
  • MOREIRA, M.A. Pesquisa em Ensino: O Vê Epistemológico de Gowin. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda. 1990.
  • ROSA, P. R. S. Uma introdução à pesquisa qualitativa em Ensino.Campo Grande: Monografia não publicada, 2013. Disponívelno endereço http://www.paulorosa.docente.ufms.br/Uma_Introducao_Pesquisa_Qualitativa_Ensino_Ciencias.pdf

Bibliografia Complementar:

  • MOREIRA, M.A. e AXT, R. Tópicos em Ensino de Ciências. Porto Alegre: Sagra. 1991.

Página gerada em 29/03/2024 11:49:05 (consulta levou 0.056914s)