Nome da Atividade
ATELIÊ DE PINTURA I
CÓDIGO
0110221
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

O espaço e a concepção pictórica. A condição do suporte, do espaço e da materialidade.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar o entendimento do espaço pictórico a partir de elementos estruturais básicos.
Capacitar ao aluno a manusear materiais e técnicas de
Pintura.
Estimular a compreensão dos componentes que constituem a gramática pictórica moderna
Promover a reflexão sobre a concepção da pintura a partir da análise da obra em artistas específicos, ao longo da história da arte.

Conteúdo Programático

Unidade 1. Materiais e Técnicas Pictóricas: suportes, tintas, instrumentos e especificidades (óleo, acrílica, gouache)
Unidade 2. Espacialidade do plano pictórico: a representação do espaço na superfície bidimensional.
Unidade 3. Autorreferência
Unidade 4. A pintura e o uso de imagens

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARCHER, Michael. Arte Contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
  • BATTCOCK, Gregory. A nova Arte. São Paulo: Perspectiva, 1986.
  • CHIARELLI, Tadeu. Arte Internacional Brasileira. São Paulo: Lemos Ed., 2002.
  • DANTO, Arthur. Após o fim da arte. São Paulo: Odysseus, 2006.
  • FARIAS, Agnaldo. Arte brasileira hoje. São Paulo: Publifolha, 2002.
  • MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac&Naify, 2005.
  • NOVAES, Adauto [org.]. Artepensamento. SP: Companhia das letras, 1994.
  • SONTAG, Susan. A estética do silêncio. São Paulo: Cia das Letras, 1987.
  • TASSINARI, Alberto. O espaço moderno. São Paulo, Cosac & Naify, 2001.

Bibliografia Complementar:

  • BAUSBAUM, Ricardo. A pintura dos anos 80. In: Gávea. PUC. Rio de Janeiro: 1989.
  • CANTON, Kátia. Novíssima arte brasileira. São Paulo: Iluminuras, 2001.
  • HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Loyola, 1992.
  • MORAES, Angélica (org.). Percurso atual da arte no Brasil. São Paulo: JC editora, 2005.
  • STANGOS, Nikos (org). Conceitos de arte moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 1991.
  • *Será indicada uma bibliografia para cada aluno, de acordo com a sua pesquisa individual.

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