Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM TEATRAL
CÓDIGO
0140297
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A composição do fenômeno teatral: a tríade fundamental do teatro.
Os elementos da linguagem teatral, a criação do ator e a recepção
teatral. As relações do teatro com outros campos da arte.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

Unidade 1-O que é arte? O que é arte-educação?
Unidade 2-O que é teatro?
Unidade 3-O espetáculo/ a performance como experiência estética.
Unidade 4- A encenação;o ator; o espectador
Unidade 5- O teatro e a história do pensamento educacional –
reflexões iniciais

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino da Arte no Brasil. 3ªed. São Paulo:Cortez,2001. BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. São Paulo: Editora Ática, 2003. COLI, Jorge. O que é arte? São Paulo: Brasiliense, 2000. COURTNEY, Richard. Jogo, Teatro e Pensamento. Tradução Karen A. Müller e Silvana Garcia. São Paulo, Perspectiva, 1980. DESGRANGES, Flávio. A Pedagogia do Espectador. São Paulo: Hucitec,2003. DUARTE JR. João Francisco. Por que arte-educação? 6ª.ed. São Paulo, Campinas: Papirus,1991. JANÔ, Antonio Januzelli. A aprendizagem do ator. São Paulo: Ática, 1986. MAGALDI, Sábato. Iniciação ao Teatro. São Paulo:perspectiva,1986. OSINSKI, Dulce Regina Baggio. Arte, História e Ensino: uma trajetória. São Paulo: Cortez, 2001. PEIXOTO, Fernando. O que é teatro? São Paulo: Brasiliense ROSENFELD, A. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 1985. ____. Prismas do teatro. São Paulo: Perspectiva, 1993. ____. Texto/contexto. São Paulo: Perspectiva, 1969. ORTEGA Y GASSET, J. A idéia do teatro. São Paulo: Perspectiva, 1991. VASCONCELLOS, Luiz Paulo. Dicionário de teatro. Porto Alegre: L&PM, 1987.

Página gerada em 20/04/2024 00:42:39 (consulta levou 0.064200s)