Nome da Atividade
HISTÓRIA DO TEATRO III
CÓDIGO
0140306
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo das principais características do teatro do Romantismo,
Naturalismo, Realismo até as vanguardas históricas do século XX,
com ênfase no contexto histórico, ético e estético.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

UNIDADE 1 – O Romantismo e o Teatro
1.1 Pré-Romantismo na Alemanha: “Sturm and Drung” (tempestade
e ímpeto).
1.2 A estética romântica: pressupostos teóricos e características
1.3 Os “monstros sagrados”: os grandes atores e as divas no centro
da cena
1.4 O melodrama e o vaudeville: gêneros ligeiros e populares do
século XIX
1.5 A busca por uma dramaturgia, uma encenação e por temáticas
românticas: os dramaturgos alemães e franceses
UNIDADE 2 – O Realismo e o Teatro
2.1 A estética realista: pressupostos teóricos e características
2.1 O surgimento da figura do diretor teatral e suas decorrências
estéticas
2.2 A Companhia do Duque de Saxe-Meiningen
2.3 Antoine e a encenação realista da França
2.4 A dramaturgia de A. Strindbergh e H. Ibsen nos países
escandinavos
2.5 As encenações de Otto Brahms e Max Reinhardt na Alemanha
UNIDADE 3 – O Naturalismo e o Teatro
3.1 A estética naturalista: pressupostos teóricos e características
3.2 Stanislavski, Danchenko e o Teatro de Arte de Moscou:
encenações e constituição de uma pedagogia do ator
3.3 A dramaturgia de AntonTchekov
UNIDADE 4 – O Simbolismo e o Teatro
4.1 A estética simbolista: pressupostos teóricos e características
4.2 O francês Lugné-Poe e a dança de Loie Fuller.
4.3 A dramaturgia de Maeterlinck e de A. Jarry
4.4 As propostas de encenação de Gordon Craig
4.5 As propostas de encenação de Adolphe Appia
UNIDADE 5 – As vanguardas estéticas do início do século XX
5.1 Expressionismo, impressionismo, dadaísmo, futurismo,
surrealismo e suas relações com o campo teatral
5.2 V. Meyerhold e as vanguardas na Rússia
UNIDADE 6 – Entre as polaridades de Stanislavski e Meyerhold
6.1 Tairov e o teatro de síntese
6.2 Vakhtangov e a experiência no Habima
6.3 Michael Chekhov e o trabalho do ator

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARTAUD, Antonin. Linguagem e vida. São Paulo: Perspectiva, 1995. _______. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1993. ASLAN, Odete. O ator no século XX. São Paulo: Perspectiva, 1994. BERTHOLD, Margot. História social do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2000. BÜCHNER, Georg. Woyzeck; Leonce e Lena. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d. CARLSON, M. Teorias do teatro: estudo teórico-crítico dos gregos à atualidade. São Paulo: Ed. UNESP, 1997. CAVALIERE, Arlete. Meyerhold e a biomecânica: uma poética do corpo. São Paulo: Perspectiva, 2002. CHEKOV, Michael. Para o ator. São Paulo: Martins Fontes, 2001. CONRADO, Aldomar (org.). O teatro de Meyerhold. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976, II vol. CRAIG, Edward Gordon. Da arte do teatro. Lisboa: Arcádia, 1911. GARCIA, Silvana. As trombetas de Jericó: estética e política no teatro das vanguardas históricas. São Paulo: Perspectiva, 1997. GASSNER, John. Mestres do Teatro I e II. São Paulo: Perspectiva, 1991. GOGOL, Nicolai. O inspetor geral. São Paulo: Veredas, 2008. GÓRKI, Máximo. Pequenos burgueses. São Paulo: Abril Cultural, 1976. GUINSBURG, J. Stanislavski e o teatro de arte de Moscou. São Paulo: Perspectiva, 1985. _______. O Romantismo. São Paulo: Perspectiva, 1993. _______.Stanislavski, Meyerhold e Cia. São Paulo: Perspectiva, 2001. HAUSER, A. História social da arte e da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 1995. HUGO, Victor. Do grotesco e do sublime. São Paulo: Perspectiva, 2002. IBSEN, Henrik. Casa de bonecas. São Paulo: Veredas, 2003. _______. Seis dramas: Um inimigo do povo; O pato selvagem;Rosmersholm; A dama do mar; Solness, o construtor; Quando despertarmos de entre os mortos. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d.
  • JARRY, Alfred. Ubu rei. Porto Alegre: L&PM, 1987. KLINGER, Friedrich Maximilian. Tempestade e ímpeto. São Paulo: Cone Sul, 1997. MACGOWAN, K.; MELNITZ, W. Las edades de oro del teatro. México: Fondo de Cultura Econômica, 1964. MERKEL, Ulrich (org.). Teatro e política: expressionismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. MOISES, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 1974. MOUSSINAC, Leon. História do teatro. Rio de Janeiro: Bertrand, 1958. ORTEGA Y GASSET, J. A idéia do teatro. São Paulo: Perspectiva, 1991. PICON-VALLIN, Béatrice. A arte do teatro entre tradição e vanguarda. Meyerhold e a cena contemporânea. Rio de janeiro: Letra e Imagem, 2006. PIGNARRE, R. História do teatro. Portugal: Publicações Europa América. s/d ROSENFELD, Anatol. Os Meininger. In: Teatro alemão. São Paulo: Brasiliense, 1968. _______. Texto/contexto. São Paulo: Perspectiva, 1969. _______. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 1985. _______. Prismas do teatro. São Paulo: Perspectiva, 1993. _______. História da literatura e do teatro alemães. São Paulo: Perspectiva, 2001. ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral, 1880-1980. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1982. _______. A arte do ator. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987. _______. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. STANISLAVSKI, Constantin. A construção da personagem. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986. _______. A criação de um papel. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984. _______. Minha vida na arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984.
  • _______. A preparação do ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986. STRINDBERG, Johan August. Senhorita Júlia; A mais forte. Rio de Janeiro: Ediouro, 1990. TAKEDA, Cristiane Layher. O cotidiano de uma lenda: cartas do Teatro de Arte de Moscou. São Paulo: Perspectiva, 2003. TCHEKHOV, Anton. As três irmãs. São Paulo: Abril Cultural, 1976. _______. O jardim das cerejeiras. Porto Alegre: L&PM, 1983. _______. A Gaivota; Tio Vânia. São Paulo: Veredas, 2007. VASCONCELLOS, Luiz Paulo. Dicionário de teatro. Porto Alegre: L&PM, 1987. VIRMAUX, Alain. Artaud e o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1978.
  • ZOLA, Émile. Romance experimental e o naturalismo no teatro. São Paulo: Perspectiva, 1982.

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