Nome da Atividade
HISTÓRIA DO TEATRO BRASILEIRO II
CÓDIGO
0140367
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudos da instalação da modernidade no Teatro Brasileiro: o
TBC e o surgimento das companhias teatrais. O Teatro
Experimental do Negro (TEN) de Abdias do Nascimento e o
questionamento acerca da exclusão do negro no teatro
nacional. O teatro no contexto da ditadura militar. As principais
expressões teatrais da contemporaneidade.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

1. A dramaturgia brasileira da segunda metade do século
XX.
2. As companhias brasileiras e a consolidação do teatro
brasileiro moderno: Os Comediantes, o Teatro Brasileiro
de Comédia (TBC), o Teatro Popular de Arte (TPA), a
Cia. Sérgio Cardoso e Nydia Licia, a Cia. Tônia-Celi-
Autran (CTCA), o Teatro dos Sete, o Teatro de Arena, o
Teatro Oficina.
3. O teatro experimental do negro (TEN) de Abdias do
Nascimento e a primeira contestação do mito da
democracia racial no teatro brasileiro. Panorama
histórico da opressão e das conquistas do negro no
Brasil. A ausência de atores negros na cena brasileira.
Personagens negros autênticos x personagens negros
caricaturais. A busca de uma estética negra.
Teatralidades vinculadas à negritude. O espaço do
negro no teatro da atualidade.
4. A ditadura militar e seu impacto na produção teatral
brasileira.
5. Augusto Boal e o Centro de Teatro do Oprimido (CTO).
6. O teatro no Rio Grande do Sul: Teatro de Equipe e
Arena.
7. Encenadores contemporâneos no Brasil: Gerald
Thomas, Aderbal Freire, Moacir Góes, Bia Lessa, Maria
Helena Lopes, Irene Brietzcke, Antônio Araújo, Felipe
Hirsch etc.
8. O contemporâneo teatro de grupo no Brasil:
Macunaíma, Asdrúbal trouxe o trombone, Grupo Galpão,
Armazém Cia de Teatro, Lume, Cia do Latão,
Parlapatões, Oi Nóis Aqui Traveiz, Grupo TAPA, Cia dos
Atores, Giramundo, entre outros.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BOAL, Augusto. Teatro do oprimido. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988. CAFEZEIRO, Edwaldo. História do teatro brasileiro. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ/FUNARTE, 1996. COSTA, Cristina. Censura em cena: teatro e censura no Brasil – Arquivo Miroel Silveira. São Paulo: EDUSP, 2006. FARIA, João Roberto (Org.). História do teatro brasileiro. v. 2: do modernismo às tendências contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2013. FLORES, Moacyr (Org.). Negros e índios: literatura e história. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994. _______. O negro na dramaturgia brasileira: 1838-1888. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1995. GUZIK, Alberto. TBC: crônica de um sonho. São Paulo: Perspectiva, 1986. GUISNBURG, J. et al. Dicionário do teatro brasileiro: temas, formas e conceitos. São Paulo: Perspectiva, 2006. HESSEL, Lothar. O teatro no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1999. MAGALDI, Sábato. Um palco brasileiro: o Arena de São Paulo. São Paulo: Brasiliense, 1984. _______. Nelson Rodrigues: dramaturgia e encenação. São Paulo: Perspectiva, 1992. _______. Moderna dramaturgia brasileira. São Paulo: Perspectiva, 1998. _______. Panorama do teatro brasileiro. São Paulo: Global, 2004. MENDES, Míriam Garcia. O negro e o teatro brasileiro. São Paulo: Hucitec-IBAC, Fundação Cultural Palmares, 1993. MICHALSKI, Yan. O teatro sob pressão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. _______. Teatro e Estado: as companhias oficiais de teatro no Brasil: história e polêmica. São Paulo: HUCITEC/IBAC, 1992. MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. NASCIMENTO, Abdias do. Dramas para negros e prólogos para brancos. Rio de Janeiro: Ed. do T.E.N., 1961. _______. Sortilégio II: mistério negro de Zumbi redivivo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. _______. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
  • NASCIMENTO, Elisa Larkin. O sortilégio da cor: identidade, raça e gênero no Brasil. São Paulo: Summus, 2003. NANDI, Ítala. Teatro Oficina: onde a arte não dormia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989. PACHECO, Tânia. O teatro e o poder. In: NOVAES, Adauto (Org.). Anos 70: ainda sob a tempestade. Rio de Janeiro: Aeroplano; SENAC Rio, 2005. SILVA, Armando Sérgio da. Oficina: do teatro ao te-ato. São Paulo: Perspectiva: 1989.

Bibliografia Complementar:

  • ANDRADE, Jorge. Marta, a árvore e o relógio. São Paulo: Perspectiva, 1986. ANDRADE, Oswald. O rei da vela. São Paulo: Abril Cultural, 1976. ASSUMPÇÃO. Leilah. Onze peças de Leilah Assumpção. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2010. BOAL, Augusto; GUARNIERI, Gianfrancesco. Arena conta Tiradentes. São Paulo: Sagarana, 1967. BOAL, Augusto. 200 exercícios e jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988. _______. O teatro como arte marcial. Rio de Janeiro: Garamond, 2003. BRITTO, Sergio. Fábrica de ilusão: 50 anos de teatro. Rio de Janeiro: FUNARTE/Salamandra, 1996. BUARQUE, Chico; PONTES, Paulo. Gota d’água. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976. BUARQUE, Chico. Ópera do malandro. São Paulo: Círculo do Livro, 1978. CALLADO, Antonio. Teatro negro: A revolta da cachaça; Pedro Mico; O tesouro de Chica da Silva; Uma rede para Iemanjá. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983. CAMPOS, Cláudia de Arruda. Zumbi, Tiradentes (e outras histórias contadas pelo Teatro de Arena de São Paulo.) São Paulo: Perspectiva, 1988.
  • CASTRO, Consuelo de. Urgência e ruptura. São Paulo: Perspectiva, 1989. DIONYSOS, Especial TBC, Revista do Serviço Nacional de Teatro, Setembro de 1980, nº 25. DIONYSOS, Especial Teatro Experimental do Negro, Revista do SNT, 1988, nº 28. DIONYSOS, Especial Teatro Oficina, Revista do Serviço Nacional de Teatro, Janeiro de 1982, nº 26. DIONYSOS, Especial Ziembinski, Revista do Serviço Nacional de Teatro, Dezembro de 1975, nº 22. DÓRIA, Gustavo. Moderno teatro brasileiro. Rio de Janeiro: SNT, 1975. Enciclopédia Itaú Cultural de Teatro. Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_teatro/index.cfm FARIA, João Roberto (Org.). História do teatro brasileiro. v. 1: das origens ao teatro profissional da primeira metade do século XX. São Paulo: Perspectiva, 2012. FERNANDES, Sílvia. Memória e invenção: Gerald Thomas em cena. São Paulo: Perspectiva, 1998. FERNANDES, Nanci; VARGAS, Maria Thereza. Uma atriz: Cacilda Becker. São Paulo: Perspectiva. FERNANDES, MILLÔR; RANGEL, FLÁVIO. LIBERDADE, LIBERDADE. PORTO ALEGRE: L&PM, 2006. FERRACINI, RENATO. A arte de não interpretar como poesia corpórea. Campinas: Unicamp, 2003. FREIRE, Roberto. Quarto de empregada; Presépio na vitrina. São Paulo: Brasiliense, 1966.
  • GEORGE, David. Teatro e antropofagia. São Paulo: Global, 1985. _______. Grupo Macunaíma: carnavalização e mito. São Paulo: Perspectiva, 1990. GOMES, Dias. O pagador de promessas; O santo inquérito. In: Coleção Dias Gomes: os heróis vencidos. vol. 1. Rio de Janeiro: Bertrand, 1989. _______. A revolução dos beatos; O bem-amado; O berço do herói. Coleção Dias Gomes: os falsos mitos. vol. 2. Rio de Janeiro: Bertrand, 1990. _______. A invasão; O túnel; Amor em campo minado; Campeões do mundo. In: Coleção Dias Gomes: os caminhos da revolução. vol. 3. Rio de Janeiro: Bertrand, 1991. GUARNIERI, Gianfrancesco. Eles não usam black-tie; Gimba. São Paulo: Círculo do Livro, 1978. MARCOS, Plínio. Melhor teatro: Barrela; Dois perdidos numa noite suja; Navalha na carne; O abajur lilás; Querô, uma reportagem maldita. São Paulo: Global, 2003. MARX, Warde. Maria Della Costa: seu teatro, sua vida. São Paulo: Imprensa Oficial, 2004. MARTINS, Leda Maria. A cena em sombras. São Paulo: Perspectiva, 1995.
  • MELO NETO, João Cabral de. Morte e vida severina e outros poemas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. MORAES, Vinicius de. Orfeu da Conceição. Rio de Janeiro: Dois amigos, 1956. PEIXOTO, Fernando. Teatro Oficina (1958-1982): trajetória de uma rebeldia cultural. São Paulo: Brasiliense, 1982. _______. Um teatro fora do eixo: 1953-1963. São Paulo: Hucitec, 1993. _______. O teatro em pedaços. São Paulo: Perspectiva, 1972. PRADO, Décio de Almeida. Teatro em progresso: crítica teatral (1955 – 1964). São Paulo: Martins, 1964. _______. Exercício findo: crítica teatral (1964 – 1968). São Paulo: Perspectiva, 1987. RAULINO, Berenice; Ruggero Jacobbi: presença italiana no teatro brasileiro. São Paulo: Perspectiva, s.d. RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. ROSENFELD, Anatol. O mito e o herói no moderno teatro brasileiro. São Paulo: Perspectiva, 1982. SANTOS, Valmir (Org.). Aos que virão depois de nós, Kassandra in process: o desassombro da utopia. Porto Alegre: Tomo, 2005. SILVEIRA, Miroel. A outra crítica. São Paulo: Símbolo, 1976. SOUZA, Naum Alves de. A aurora da minha vida. São Paulo: M.G., 1982. SUASSUNA, Ariano. Auto da Compadecida. Rio de Janeiro: Agir, 2004. _______. O santo e a porca. Rio de Janeiro: José Olympio, 2007. VIANNA FILHO, Oduvaldo. Rasga coração. Rio de Janeiro: Serviço Nacional do Teatro, 1980. TEIXEIRA COELHO, José. Uma outra cena. São Paulo: Pólis, 1983.

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