Nome da Atividade
OFICINA DE MÁSCARAS
CÓDIGO
0140382
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2

Ementa

Estudo do papel da máscara na história do teatro. A máscara na
formação do ator. Grupos que desenvolvem o trabalho com máscara,
no Brasil e no mundo. Exercícios de máscara neutra. Confecção e
utilização de máscaras expressivas.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

- a máscara no Teatro Oriental;
- a máscara no Teatro Grego;
- a máscara na Commedia dell’arte;
- o resgate da máscara no Teatro Contemporâneo;
- a máscara nas escolas de atores: Copeau, Decroux, Craig;
- as escolas na atualidade: Jacques Lecoq e Philippe Gaulier;
- grupos teatrais, no Brasil e no mundo, que desenvolvem trabalho
com máscaras;
- tipos diferentes de máscaras: neutra, larvária, expressiva, utilitária,
meia-máscara;
- a máscara neutra: princípios e exercícios práticos;
- confecção de máscaras expressivas;
- exercícios práticos de improvisação e composição com uso de
máscaras.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AMARAL, Ana Maria. O ator e seus duplos. São Paulo: Edusp/Senac, 2001. AMARAL, Ana Maria. Teatro de Formas Animadas. São Paulo: Edusp, 1991. BARBA, Eugenio e SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator. Trad. Luís Otávio Burnier. Campinas: Unicamp, 1995. FO, Dario. Manual mínimo do ator. Org. Franca Rame. Trad. Lucas Baldovino e Carlos David Szlak. São Paulo: SENAC, 1998. INNES, Cristopher. El teatro sagrado: el ritual y la vanguarda. México: Fondo de Cultura Econômica, 1992. LECOQ, Jaques. Le théâtre du geste. Paris: Bordas, 1987. _____________. Le corps poétique. Paris: Actes Sud-Papiers, 1997.

Página gerada em 28/03/2024 06:04:56 (consulta levou 0.051469s)