Nome da Atividade
ESCOLA DO ESPECTADOR
CÓDIGO
0140385
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2

Ementa

Atividades de formação livre voltadas à assistência e análise de
espetáculos cênicos, discutindo questões estéticas, éticas e
socioculturais do fenômeno teatral a partir do ponto de vista do
espectador.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

Assistência a espetáculos.
Atividades preparatórias para recepção teatral
Debates e leituras acerca de diferentes teorias da recepção.
Construção de analises críticas e comparativas de espetáculos
cênicos diversos.
Discussões acerca de possíveis pedagogias do espectador e
metodologias de trabalho com espectadores.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DESGRANGES, Flávio. Formação de espectadores: a relevância da questão e os procedimentos pedagógicos utilizados. In Anais do Seminário Nacional de Arte Educação. Montenegro: Ed. da FUNDARTE, 2003. p. 16-24 ______. A Pedagogia do Espectador. São Paulo: HUCITEC, 2003a. ELLSWORTH, E. Modos de endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. In SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Nunca fomos humanos. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 07-86. FERREIRA, Taís. A escola no teatro e o teatro na escola. Porto Alegre: Mediação, 2007. OROZCO GÓMEZ, Guillermo. Mediaciones familiares y escolares en la recepción televisiva de los niños. INTERCOM – Revista Brasileira de Comunicação, São Paulo, ano XIV, n. 64, p. 8-19, jan/jun 1991. ______. Recepcion Televisiva – Três aproximaciones y una razón para su estúdio. México: Universidad Iberoamericana,1991a. ______. La influencia de la TV em la educación de niños y jovenes: opiniones, mitos, hechos. México: Universidad Iberoamericana, 1992. ______. (coord.) Recepción y Mediaciones – Casos de investigación em América Latina. Buenos Aires: Norma, 2002.

Página gerada em 20/04/2024 05:07:33 (consulta levou 0.065267s)