Nome da Atividade
TEATRO DO OPRIMIDO E EDUCAÇÃO POPULAR
CÓDIGO
0140389
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Estudos sobre a Pedagogia do Oprimido e o Teatro do Oprimido
relacionados à Educação Popular .

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

1.O que é Educação Popular
2. Pedagogia do Oprimido e Educação Popular
3.Teatro do Oprimido e Educação Popular
4.As relações entre a Pedagogia do Oprimido e o Teatro do Oprimido
no desenvolvimento de processos educativos com jovens e adultos

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. 14. ed. Revisada e Ampliada. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998. _____________. O Arco-Íris do Desejo: Método Boal de Teatro e Terapia. Civilização Brasileira. Rio de Janeiro. RJ. Brasil, 1996. _____________.Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro:Civilização Brasileira, 1975. ______________.Técnicas latino americanas de teatro popular: Coimbra: Centelha, 1977. ______________.A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond,2009. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. _____________.Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 16. ed. São Paulo: Paz e Terra. 2000. MADCHE, Flávia. Abrindo perspectivas: a intersubjetividade napedagogia de Paulo Freire. São Leopoldo: UNISINOS. 1998. SILVEIRA; Fabiane Tejada da. A mediação do teatro do oprimido na formação de promotoras legais populares: reflexões acerca da realidade. Anais do II Encontro de Filosofia e Ensino.DACIAD/ UFPel.2008. _____________,GHIGGI, Gomercindo; PITANO, Sandro. (orgs.) Leituras de Paulo Freire: contribuições para o debate pedagógico contemporâneo. Pelotas:Seiva. 2007. STRECK, Danilo (org.). Paulo Freire: Ética, utopia e educação. 5º ed. Editora Vozes, Rio de Janeiro. RJ, 2002. TEIXEIRA. Tânia Márcia Baraúna. Dimensões sócio-educativas do Teatro do Oprimido: Paulo Freire e Augusto Boal. Tese de Doutorado. Universidade Autônoma de Barcelona. 2007. http://www.tdr.cesca.es/TDX-1117108-164651/index_cs.html. Acessada em 23 de agosto de 2009.

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