Nome da Atividade
FISIOLOGIA DE PÓS-COLHEITA DE FRUTAS E HORTALIÇAS I
CÓDIGO
0228063
Carga Horária
102 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6

Ementa

Panorama histórico da evolução científico-tecnológica do conhecimento acerca da maturação de frutos e hortaliças. Conceitos de crescimento e desenvolvimento de frutos e hortaliças, fisiologia da maturação e aquisição de atributos de qualidade. Principais alterações moleculares, bioquímicas e fisiológicas durante a maturação. Fotossíntese. Respiração. Hormônios e reguladores de crescimento vegetal. Metabolismo da síntese e bioconversão de carboidratos, pigmentos, lipídeos, ácidos orgânicos, compostos voláteis, alcalóides, vitaminas, compostos fenólicos. Estresses bióticos e abióticos e qualidade de frutos e hortaliças. Ômicas como instrumento de entendimentos de eventos moleculares, bioquímicos e fisiológicos. Ações inovadoras e empreendedoras no contexto da ciência envolvida nos eventos de aquisição de atributos de qualidade em vegetais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Estudar o panorama histórico da evolução científico-tecnológica do conhecimento acerca da maturação de frutos e hortaliças. Conceitos de crescimento e desenvolvimento de frutos e hortaliças, fisiologia da maturação e aquisição de atributos de qualidade. Principais alterações moleculares, bioquímicas e fisiológicas durante a maturação. Fotossíntese. Respiração. Hormônios e reguladores de crescimento vegetal. Metabolismo da síntese e bioconversão de carboidratos, pigmentos, lipídeos, ácidos orgânicos, compostos voláteis, alcalóides, vitaminas, compostos fenólicos. Estresses bióticos e abióticos e qualidade de frutos e hortaliças. Ômicas como instrumento de entendimentos de eventos moleculares, bioquímicos e fisiológicos. Ações inovadoras e empreendedoras no contexto da ciência envolvida nos eventos de aquisição de atributos de qualidade em vegetais.

Conteúdo Programático

Evolução do conhecimento relacionado à maturação de frutos(as) e hortaliças

Crescimento e desenvolvimento de frutos e hortaliças

Fisiologia da maturação e aquisição de atributos de qualidade

Principais alterações moleculares, bioquímicas e fisiológicas durante a maturação.

Ômicas

Regulação hormonal

Fotossíntese

Respiração

Metabolismo da síntese e bioconversão de carboidratos, pigmentos, lipídeos, ácidos orgânicos, compostos voláteis, vitaminas, compostos fenólicos

Agentes estressores bióticos e abióticos e qualidade de frutos e hortaliças

Interelações entre metabolismo da maturação, princípios e métodos de conservação

Ações inovadoras e de empreendedorismo

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ABELES, F. B.; MORGAN, P. W. & SALTVEIT, Jr. M.E. Ethylene in plant biology. Academic Press, San Diego, 2008, 414p.
  • ARPAIA, M.L., MITCHAN, B., CRISOSTO, C., KADER, A. Fruit Ripening & Ethylene Management, UCD, 130p., 2010.
  • CRISOSTO, C. and CRISOSTO, G. Manual of postharvest and handling of mediterranean three fruit and nuts. Cabi, 225 p. 2020.
  • EL-RAMADY, H. R. et al. Postharvest Management of Fruits and Vegetables Storage. In: LICHTFOUSE, E. (Ed.). Sustainable Agriculture Reviews: Volume 15. Cham: Springer International Publishing, 2015. p.65-152. ISBN 978-3-319- 09132-7.

Página gerada em 19/04/2024 19:04:51 (consulta levou 0.069495s)