Nome da Atividade
EDUCAÇÃO POPULAR
CÓDIGO
0350103
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina visa conceituar: educação, escola, público, popular, escola pública, escola pública popular, valores humanos, movimentos sociais, as novas modalidades da Educação Popular no início do novo milênio e as características da educação popular na escola pública e do professor que atua nessa escola.

Objetivos

Objetivo Geral:

a) Geral:

Através de leituras, de pesquisas bibliográficas, de depoimentos e de discussões em sala de aula, recuperar a história da Educação Popular no Brasil e verificar as possibilidades e as condições da realização da Educação Popular na escola pública.

b) Específicos:

1. O nascimento da Educação Popular no Brasil.
2. A Educação Popular 40 anos depois.
3. A luta popular pela escola pública.
4. O público e o popular na educação.
5. A prática da Educação Popular na Escola Pública.
6. O trabalho de ensinar na escola pública popular.
7. Memória de P. Freire: o professor reflexivo da escola pública popular.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARROYO, Miguel. Ofício de Mestre. Petrópolis, Vozes, 2001.
  • BARREIRO, Júlio. Educação Popular e Conscientização. Petrópolis, Vozes, 1982.
  • BEISIEGEL, Celso Rui. Estado e Educação Popular. São Paulo, Ed. Pioneira 1974.
  • BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação popular na escola cidadã. Petrópoilis (RJ), Vozes, 2002.
  • BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Da Educação fundamental ao fundamental da Educação. Caderno do CEDES, São Paulo, 1(1):5-34.
  • COSTA, Beatriz. Para entender uma prática de educação popular. Petrópolis, Vozes, 1981.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 9ª Ed. São Paulo, Paz e Terra, 1998.
  • GADOTTI, Moacir. Uma só escola para todos: Escola Pública Popular. São Paulo, PUCSP, 1987.
  • PALUDO, Conceição. Educação Popular em busca de alternativas - uma leitura desde o campo democrático popular. POA, Tomo Editorial/Cam, 2001.
  • SOUZA, João Francisco. Educação Popular para o terceiro milênio - desafios e perspectivas. IN: Marisa Vorravber Costa (Org.). Educação Popular Hoje. SP, Loyola, 1998.
  • TORRES, Rosa Maria. Educação para todos. Porto Alegre, Artmed, 2001.
  • VALE, Ana Maria do. Educação Popular na Escola Pública. 4ª Ed. Cortez Editora, São Paulo, 2001.

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