Nome da Atividade
Midias na Educação e EaD
CÓDIGO
0360309
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
2

Ementa

A presença das mídias e tecnologias no sistema educacional, bem como sua evolução até o sistema de Educação à Distância e o estudo das suas ferramentas próprias de interação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) geral(ais):
Desenvolver estudos sobre a presença das mídias e tecnologias no sistema educacional, bem como sua evolução até o sistema de Educação à Distância e os diferentes usos das suas ferramentas próprias de interação.

Objetivo(s) específico(s):
Caracterizar tecnologias e mídias digitais.
Estudar a presença das tecnologias no cotidiano das relações humanas através dos tempos.
Reconhecer a evolução das mídias e sua influência na Educação.
Caracterizar a especificidade da tecnologia digital.
Relacionar a tecnologia digital e a rede mundial de computadores com na produção de conhecimento.
Estudar os efeitos da tecnologia digital e da rede mundial de computadores na produção, difusão e recepção da informação e do conhecimento.
Problematizar as relações entre educação, mídias e tecnologias na modernidade.
Problematizar as relações entre educação, mídias e tecnologias na contemporaneidade.
Estudar a história da EAD.
Aprender os usos de diferentes ferramentas da EAD.

Conteúdo Programático

1. Caracterização e especificidade das tecnologias e das mídias.
2. A presença das Tecnologias no cotidiano das relações humanas através dos tempos.
3. A evolução das mídias e sua influência na Educação.
4. A caracterização e a especificidade da tecnologia digital e da rede mundial de computadores na produção de conhecimento.
5. Os efeitos da tecnologia digital e da rede mundial de computadores na produção, difusão e recepção da informação e do conhecimento.
5. Relação entre educação, mídias e tecnologias na modernidade.
7. Relação entre educação, mídias e tecnologias na contemporaneidade.
8. História da EAD
9. EAD e suas ferramentas

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BELONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2009.
  • BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson de Luca (orgs.). Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador : EDUFBA, 2011. v. 2.
  • FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; ROSADO, Luiz Alexandre da Silva; CARVALHO, Jaciara de Sá. Educação e tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES, 2017.
  • LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo, Editora 34, 1999.
  • ROJO, Roxane. Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. 1ªed. São Paulo: Parábola, 2013.
  • SANTINELLO, Jamile; KNÜPPEL, Maria Aparecida Crissi (org.) Educação a distância: reflexões e desafios na sociedade contemporânea. Guarapuava/PR: Ed. Unicentro, 2015.

Bibliografia Complementar:

  • MARTINS, Cristiane Pereira; OLIVEIRA, Marcia Ramos de; MOREIRA, Igor Lemos (orgs.). História e Tecnologias: diálogos em pesquisa e ensino. Florianópolis: Editora UDESC, 2017.
  • MORAN, José Manoel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.
  • NAKAMURA, Rodolfo. Moodle: como criar um curso usando a plataforma de ensino a distância. São Paulo: Farol do Forte, 2009.
  • SILVA, Robson Santos da. Moodle para autores e tutores. São Paulo: Novatec Editora, 2013.

Página gerada em 28/03/2024 06:25:34 (consulta levou 0.339295s)