Nome da Atividade
SUS E EDUCAÇÃO FÍSICA
CÓDIGO
0370128
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3

Ementa

A saúde no Brasil e a criação do SUS. Normas e portarias
voltadas à organização e implementação do SUS. Recursos
humanos, controle social e o processo de gestão. A participação
do educador físico na atenção.

Objetivos

Objetivo Geral:

Capacitar o aluno a compreender o SUS, suas normas e
organização. Conhecer as diferentes estratégias de promoção à
saúde e participação do educador físico no contexto do SUS.

Conteúdo Programático

1. Histórico do sistema de saúde e dos movimentos sanitários.
2. Princípios do SUS e leis relacionadas ao SUS.
3. Níveis de atenção.
4. Recursos humanos.
5. Financiamento.
6. Controle social.
7. Gestão do SUS.
8. Vigilância epidemiológica.
9. Vigilância ambiental e sanitária.
10. Programa de Saúde da Família
11. Núcleo de apoio à saúde da família.
12. Estratégias de promoção da saúde adotadas pelo ministério da
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saúde.
13. Programas de atividade física existentes e em implementação
no Brasil.
14. Papel do profissional de educação física no Sistema Único de
Saúde.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. O SUS de A a Z. 3ª ed. Brasília-MS 2009. Zenaide Aguiar Neto,SUS: antecedentes, percurso, perspectivas e desafios. São Paulo: MARTINARI, 2011. Zulmira Hartz, Meta-análise da atenção básica à saúde-teoria e prática. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2008.

Bibliografia Complementar:

  • Maria de Fátima Souza. Saúde da Família nos municípios brasileiros: Os reflexos dos 20 anos no espelho do futuro. São Paulo. Saberes, 2014. BRASIL. Carta dos direitos dos usuários da Saúde, 1ª ed. Brasília, MS, 2006. ___. Lei nº. 8.080, 1990. ___. Cadernos de atenção básica. Diretrizes do NASF. Brasília, MS. 2010. Disponível em: http://www.dab.saude.gov.br ___. Lei nº. 8.142, Brasília, MS, 1990. Portaria 719 de 7 de abril 2011. MS

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