Nome da Atividade
FILOSOFIA E ÉTICA PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA
CÓDIGO
0380097
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Disciplina teórica e prática organizada em torno do conceito de ética e seus desdobramentos nos planos individual, social e profissional.

Objetivos

Objetivo Geral:

Fornecer aos futuros profissionais de Educação Física: — alguns conceitos de ética com os quais eles possam operar realidades no sentido de conduzir sua vida profissional na direção da construção de um estilo próprio de intervir, baseado na experiência, no conhecimento, na capacidade de decidir racionalmente sobre os rumos de seu trabalho e de sua vida; — outras ferramentas conceituais de cunho sócio-histórico-cultural importantes para a formação de contextos e de matrizes de razão prática com as quais eles possam, por um lado construírem conceitos próprios de Saúde, Educação Física, Corpo, Ética e Estética condizentes com uma formação voltada para o desenvolvimento de princípios éticos e, por outro, compreenderem o campo profissional atual em sua complexidade.

Conteúdo Programático

Aspectos teórico-metodológicos da disciplina. Conceituando a ética. Diferenças em relação á moral. A moral judaico-cristã. A moral do trabalho, da ciência, do sexo, da beleza, da raça, etc. moral eugênica e a Educação Física. A Ética e os gregos. Os gregos e nós. Epicuro: uma ética para contextos sociais difíceis. Espinosa e a Ética da Alegria. Nietzsche e a Ética da Vontade e da afirmação da Vida. Foucault e a Ética do Cuidado de Si. A ética e o mercado de trabalho. A Bioética. A ética profissional: O código de ética da educação física. Dilemas éticos do campo esportivo. Dilemas Éticos do campo da modelagem corporal. A problematização dos prazeres e das paixões.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • VARELLA, D. Borboletas da Alma: escritos sobre ciência e saúde. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
  • CONFEF/CREF’s. Código de Ética. Resolução número 056/2003.
  • CONFEF. Intervenção do Profissional de EF. Resolução número 046/2002.

Bibliografia Complementar:

  • BARBOSA, C.L. Ética na Educação Física. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
  • DELEUZE, G. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.
  • GARRAFA, V. e BERLINGER, G. O mercado humano. Estudo bioética da compra e venda de partes do corpo. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1996.
  • WOLGANG, Welsh. O esporte visto esteticamente e mesmo como arte. In Ética e Estética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2001.

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