Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE DANÇA: DANÇAS CONTEMPORÂNEAS II
CÓDIGO
05001678
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Aprofundamento teórico-prático das danças contemporâneas. Processos de criação em dança contemporânea na escola. Desenvolvimento de proposições pedagógicas para a prática das danças contemporâneas nos espaços escolares. Desenvolvimento
de reflexões e práticas que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica.

Objetivos

Objetivo Geral:

Aprofundar o conhecimento teórico-prático das danças contemporâneas. Desenvolver processos de criação em dança contemporânea na escola. Desenvolver proposições pedagógicas para a prática das danças contemporâneas nos espaços escolares. Propor reflexões e práticas que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica. Relacionar as dimensões de pesquisa, artística e pedagógica, conforme o quadro Dimensões Formativas Transversais descrito no ítem 3.4.1 do Projeto Pedagógico de Curso.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • LEPECKI, A.; MAYER, T. S. 9 variações sobre coisas e performance. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 19, p. 093-099, 2019. DOI: 10.5965/1414573102192012095. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/3194.
  • MATOS, Lúcia. Dança e diferença: cartografia de múltiplos corpos. Salvador: EDUFBA, 2012. 184 p. (Coleção pesquisa em artes). ISBN 9788523209643. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16743 Acesso em: 22 set. 2022.
  • SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e ancestralidade: Uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. Editora CRV, 2021.
  • TOMAZZONI, Airton; WOSNIAK, Cristiane; MARINHO, Nirvana. Algumas perguntas sobre dança e educação. Joinville: Nova Letra, 2010. Disponível em:
  • XAVIER, Jussara Janning. O QUE É A DANÇA CONTEMPORÂNEA?. O Teatro Transcende, [S.l.], v. 16, n. 1, p. 35-48, jul. 2011. ISSN 2236-6644. Disponível em: doi: http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2011v16n1p35-48.

Bibliografia Complementar:

  • ALLSOPP, Ric. LEPECKI, André. Editorial: On Choreography. Performance Research, v. 1, n.13, p. 1-6, DOI: 10.1080/13528160802465409
  • LEPECKI, André.Planos de composição. In: Greiner, C. Espírito Santo, C. Sobral, S. Criações e Contextos - Rumos Dança - 2009/2010. Páginas 14 - 20. Disponível em:https://issuu.com/itaucultural/docs/rumos_danca_criacoeseconexoes
  • TADRA, Débora Sicupira Arzua et al. Linguagem da dança. Curitiba: InterSaberes, 2012.

Página gerada em 01/05/2024 20:52:45 (consulta levou 0.455380s)