Nome da Atividade
HISTÓRIA DA ARTE IV
CÓDIGO
0590099
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo do desenvolvimento da produção artística do Pós-Impressionismo à Arte Contemporânea

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar, através do estudo da História das Artes, uma formação teórico-visual, que sirva de instrumento para desenvolver o raciocínio lógico, o espírito crítico, a percepção visual e a sensibilidade artística
Procurar despertar no aluno o gosto pelo estudo da História da Arte, levando-o a considerá-la como um dos componentes básicos para o desenvolvimento de suas potencialidades artísticas.
Levar o aluno a:
Compreender as artes plásticas do século XX, associadas aos fatos sócio-econômicos e político-culturais do meio onde foram geradas.
Entender o verdadeiro sentido de Arte Moderna em contraponto com a arte Renascentista.
Realizar análises de obras de arte
Estabelecer relações entre estilos e obras de artistas de diferentes períodos
Identificar as manifestações artísticas que surgem a partir do século XX
Realizar trabalhos de pesquisa com bom aporte teórico

Conteúdo Programático

Impressionismo
Pós-Impressionismo
Art-Nouveau – Gustave Klint e Eduard Munch.
Expressão (Fauvismo, Die Brücke, Der Blaue Reiter) texto Giulio Carlo Argan
Cubismo: analítico, sintético e órfico – escultura cubista
Arte Abstrato Formal – Vanguardas Russas: Suprematismo e Construtivismo Russo – Neoplasticismo (De stijl) – Escola Bauhaus
Concretismo – Optical Arte e Arte Cinética
Futurismo e Arte Metafísica – pintura e escultura
Dadaísmo
Surrealismo – pintura e escultura
Abstração informal Pós-45: o processo pictórico como instituição espontânea; Abstração caligráfica, abstração gestual (Action Painting)
Pop Art

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992
  • CALABRESE, Omar. A Idade Neobarroca. São Paulo: Martins Fontes
  • CHIPP, H. Teorias da Arte Moderna. S.P.: Martins Fontes, 1988
  • COELHO, Teixeira. Moderno pós Moderno. Porto Alegre: L & PM, 1990
  • FRASCINA, Francis et alii. Modernidade e Modernismo. A Pintura Francesa no Século XIX. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.
  • FUSCO, Renato. História da Arte Contemporânea. Lisboa: Ed. Presença, 1988
  • GULAR, Ferreira. Etapas da Arte Contemporânea. Do Cubismo ao Neoconcretismo. São Paulo: Nobel, 1985
  • MICHELI, Mario. As vanguardas Artísticas. São Paulo: Martins Fontes, 1991
  • READ, Herbert. História da Pintura Moderna. São Paulo: Círculo do Livro, 1974
  • STANGOS, Nikos Org. Conceitos da arte moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 1991

Bibliografia Complementar:

  • DABROWSKI. Magdalena. Contrastes de Forma-Arte Geométrica Abstrata 1910-1980. São Paulo: MASP, 1986
  • FERREIRA, Gloria e MELLO, Cecília Cotrin Org. Clement Greenberg e o Debate Crítico. Rio de Janeiro: Funarte, Zahar, 1997
  • FLEMING, Willian. Arte, Música e Ideas. México: Nueva Editorial, 1986
  • HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Ed Loyola, 1993.
  • HAUSER, Arnold. História social da literatura e da Arte. S.P.:Mestre Jou, Tomo II
  • HONEF, Klaus. Arte Contemporânea. Alemanha: Taschen, 1991
  • ZANINI, Walter. Tendências da Escultura Moderna. São Paulo: Cultrix, 1980

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