Nome da Atividade
UNIDADE DE CIRURGIA BMF I
CÓDIGO
0740021
Carga Horária
153 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
9
CRÉDITOS
9
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A formação cirúrgica do acadêmico de Odontologia se dá em três Unidades Cirúrgicas seqüenciais e em ordem crescente de complexidade. Os conteúdos são orientados, preferencialmente, para o ensino da anestesiologia, assepsia e ambiente cirúrgico, princípios fundamentais e técnica(s) cirúrgicas-exodônticas, prevenção e/ou resolução de acidentes e complicações exodônticas, cicatrização de feridas, reparo alveolar e de terapêutica medicamentosa, bem como formação e adestramento de trabalho em nível teórico e prático em ambulatório, compreendendo o exame, o diagnóstico e tratamento cirúrgico-exodôntico de dentes com indicação exodôntica, incluindo o controle da dor trans e pós-operatória, prevenção e tratamento de infecções odontogênicas.

Objetivos

Objetivo Geral:

Reconhecer as situações de indicação dos procedimentos cirúrgicos;
►Identificar todas situações clínicas e sociais que envolvam o paciente e que tenham implicações com o procedimento cirúrgico;
►Zelar e responsabilizar-se pelo uso adequado e a manutenção do patrimônio da Instituição;
►Executar todos os passos necessários ao procedimento cirúrgico;

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GREGORI, C .Cirurgia Buco Dento Alveolar, Editora Sarvier, São Paulo, 1996, 272p. MALAMED, S. Manual de anestesia local – 3ª ed., Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 1993. PETERSON, L.; ELLIS III, E.; HUPP, J.R.; TUCKER, M.R. Cirurgia Oral e Maxilofacial Contemporânea, Editora Guanabara Koogan, 3° ed., Rio de Janeiro, 2000, 772p. WANNMACHER, L; CARDOSO FERREIRA, M. B. Farmacologia Clínica para Dentistas, Editora Guanabara Koogan, 3° ed., Rio de Janeiro, 2007, 548p.

Página gerada em 28/03/2024 14:18:03 (consulta levou 0.051786s)