Nome da Atividade
EXPL. PROC. DE MINERAIS E ROCHAS ORNAMENTAIS
CÓDIGO
0800076
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Tecnologias de Beneficiamento Primário. Tecnologias de Beneficiamento Final. Avaliação e análise de custos de investimento e produção em serrarias de rochas ornamentais. Planejamento da produção e análise de eficiência em serrarias e marmorarias.

Objetivos

Objetivo Geral:

Capacitar profissionais para atuar no setor mineral, mais especificamente, na área de rochas ornamentais.

Conteúdo Programático

Tecnologias de Beneficiamento Primário: corte com tear multilâminas (lâminas de aço com movimento pendular e uso de granalha abrasiva; movimento semi-retilíneo e granalha abrasiva; lâmina diamantada com movimento horizontal do quadro porta-lâmina; lâmina diamantada com movimento pendular do quadro porta-lâmina; lâminas diamantadas com movimento vertical u inclinado); corte com discos diamantados (talha-blocos monodisco com disco de grande dimensão; talha-blocos multidisco); corte com fio diamantado (monofio diamantado de 1 eixo; monofio diamantado 2 eixos; multifio diamantado). Tecnologias de Beneficiamento Final: acabamento de superfícies (polimento com politrizes manuais de bancada fixa; polimento com politrizes de ponte móvel com bancada fixa; polimento com politrizes multicabeças com esteira transportadora; apicoamento; flamagem); corte e recorte de chapas (cortadeira longitudinal; cortadeira transversal; fresa-ponte semi-automática; corte com jato d'água; máquinas de controle numérico); acabamento de bordas (acabamento com máquinas manuais; acabamento com fresadoras de bordas; acabamento com máquinas automáticas); furação de chapas; montagem e colagem de produtos finais; produção seriada de ladrilhos padronizados; produção de objetos de arte e decoração. Avaliação e análise de custos de investimento e produção em serrarias de rochas ornamentais. Planejamento da produção e análise de eficiência em serrarias e marmorarias.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CARUSO, L. G. 1996. Pedras Naturais - Extração, Beneficiamento e Aplicação. São Paulo.
  • FILHO, C. C. 1995. Aspectos Técnicos e Econômicos do Setor de Rochas Ornamentais. CNPq/CETEM. Rio de Janeiro.
  • MATTA, P. M. 2003. Indústria de Rochas Ornamentais: Rejeito X Produção Limpa. IV Simpósio de Rochas Ornamentais do Nordeste. Fortaleza – CE.
  • MATTA, P. M. 2000. Prospecção e Pesquisa de Rochas Ornamentais. XXXI Congresso Internacional de Geologia, Rio de Janeiro/RJ.

Bibliografia Complementar:

  • Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais – ABIROCHAS e Catálogo de Rochas Ornamentais do Brasil, ABIROCHAS/CETEM, Rio de Janeiro - 2002.
  • Associação Brasileira de Geologia de Engenharia – ABGE, Diretrizes para Execução de Sondagens. Boletim 03, Rio de Janeiro/RJ – 1981.
  • BENITO SORIA, A., y otros. Manual de Rocas Ornamentales - Prospección, Explotación, Elaboración y Colocación. Instituto Tecnológico Geominero de La Espanã (ITGE). Entorno Gráfico, S.L. Madrid/1995.
  • HOLANDA VIDAL, F. W. et al. 1999. Centro de Tecnologia Mineral – CETEM (MCT). Avaliação de Rochas Ornamentais do Ceará Através de Suas Características Tecnológicas. Rio de Janeiro

Página gerada em 28/03/2024 08:59:25 (consulta levou 0.085314s)