Nome da Atividade
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
CÓDIGO
0960034
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Compreensão e produção de textos. Prática de análise textual: leitura como subsídio para a redação. Prática redacional. Qualidades essenciais do texto. Métodos e técnicas como suporte do domínio da escrita.

Objetivos

Objetivo Geral:

Capacitar o aluno na compreensão de textos e na prática da escrita indicando os diferentes formatos de redação. Dar subsídios para que o aluno obtenha uma melhor desenvoltura na exposição escrita e oral.

Conteúdo Programático

UNIDADE 1 - O texto.
Desenvolver uma compreensão consciente do ato de ler. Analisar e interpretar textos, captando seu núcleo semântico e partes constitutivas. Elaborar textos científicos na área de atuação. Reflexões sobre a noção de texto. Organização/Sistematização: propriedades de um texto. Níveis de leitura de um texto.
UNIDADE 2 - Elementos para uma justa compreensão de texto.
Determinar o tipo de discurso predominante nos textos, identificando as técnicas específicas às modalidades de composição. Texto descritivo: conceito, elementos estruturais. Modalidades. Texto normativo: conceito, elementos estruturais. Texto dissertativo: conceito, elementos estruturais, tipos de dissertação.
UNIDADE 3 - Parágrafo.
Examinar parágrafos, identificando sua estrutura e os processos de composição. Conceito e estrutura. Qualidades do parágrafo. Processos de composição do parágrafo. Critérios de paragrafação.
UNIDADE 4 - Produção textual.
Alcançar a melhoria do domínio da modalidade escrita, produzindo textos com proficiência. Identificar mecanismos de elaboração textual, operacionalizando adequadamente os recursos expressivos. Etapas para a produção de textos. Intertextual. Contextual. Textual ou linguística.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FARACO, Carlos Alberto. Pratica de texto: lingua portuguesa para nossos estudantes. Colaboração de Cristovao Tezza. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
  • MANDRYK, Laerd; FARACO, Carlos Alberto. Língua portuguesa: prática de redação para estudantes universitários. Petrópolis: Vozes
  • MEDEIROS, João Bosco. Comunicação escrita: a moderna prática da redação. São Paulo: Atlas, 1991.

Bibliografia Complementar:

  • PEREIRA, Gil Carlos. A palavra: expressão e criatividade. São Paulo: Moderna, 1997
  • SERAFIN, Maria Teresa. Como escrever textos. São Paulo: Globo, 1989.
  • SOUZA, Luiz Marques de; CARVALHO, Sérgio Waldeck de. Compreensão e produção de textos. Petrópolis, Vozes, 1995.

Página gerada em 29/03/2024 05:50:13 (consulta levou 0.115100s)