Nome da Atividade
GESTÃO DE RESÍDUOS
CÓDIGO
0960073
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3

Ementa

Desenvolver conhecimentos e habilidades para o entendimento e aplicação de programas de gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos, industriais, de serviços de saúde e os especiais. Fontes e características dos resíduos sólidos. Coleta, transporte, tratamento e disposição de resíduos sólidos. Imapctos dos resíduos sólidos no ambiente e técnicas de monitoramento. Normas e legislação.

Objetivos

Objetivo Geral:

O aluno deverá conhecer as diferentes fontes e características dos resíduos sólidos, bem como a coleta, transporte, tratamento e disposição. Deverá conhecer os programas de gerenciamento integrado de resíduos sólidos e tecnologias de produção mais limpa. Compreender os impactos dos resíduos sólidos no ambiente e conhecer algumas técnicas de monitoramento de áreas de disposição. Ter conhecimento das normas e legislação aplicada aos resíduos sólidos.

Conteúdo Programático

Fontes e características dos resíduos sólidos
Coleta e transporte dos resíduos
Formas e tipos de tratamento de resíduos
Características para disposição de resíduos
Impactos dos resíduos sólidos no ambiente
Técnicas de monitoramento de áreas de disposição
Programas de gerenciamento integrado de resíduos sólidos
Tecnologias de produção mais limpa
Normas e legislação aplicada aos resíduos sólidos

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BIDONE, F. A. Resíduos sólidos provenientes de coletas especiais: eliminação evalorizção. 2001. Rio de Janeiro: RiMa, ABES, 218p.
  • D’ALMEIDA, M. L. Otero e Vilhena, André. (coords.). Lixo Municipal: manual degerenciamento integrado. 2000. 2ed. São Paulo: IPT/CEMPRE. 370p.
  • MONTEIRO, José Henrique Penido (coord) et al. Manual de gerenciamento integrado de resíduos sólidos. 2001. Rio de Janeiro: IBAM. 200p

Bibliografia Complementar:

  • BERGMANN, A. (Org.). Meio Ambiente na Administração Municipal: diretrizes para a gestão ambiental municipal. 2001. 2ed. Porto Alegre: FAMURS.

Página gerada em 28/03/2024 16:32:44 (consulta levou 0.058420s)