Nome da Atividade
APLIC. DE SIST. INFOR. GEOGRA. (SIGS) NA EH
CÓDIGO
0960077
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3

Ementa

Componentes básicos de um SIG. Equipamentos usados para entrada e saída de dados. Sistemas de referência. Modelos de dados. Estruturas de dados espaciais. Funções fundamentais de análise. Operações de vizinhança. Interpolação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Possibilitar que os alunos utilizem SIGs para manusear dados espaciais relacionados à área de atuação do Engenheiro Hìdrico, ministrando aulas diretamente no computador e com o uso de um dado ambiente SIG.

Conteúdo Programático

1 Componentes básicos de um SIG
- Componentes de informática. Módulos de programas de aplicação. Recursos humanos. Apresentação do ambiente do SIG ArcGIS.
2 Equipamentos usados para entrada e saída de dados
- Equipamentos de entrada de dados: mesa digitalizadora, scanners. Equipamentos de saída: monitores, impressoras. Como montar um ambiente SIG.
3 Sistemas de referência
- Sistema de coordenadas planas. Sistema de referência espacial de Latitude-Longitude. Sistemas de projeções de mapas. Uso de escalas. Utilização do SIG ArcGIS para trabalhar com sistemas de referência.
4 Modelos de dados
- Pontos, linhas e áreas. Aplicação do SIG ArcGIS para representação de dados na forma de pontos, linhas e áreas no campo de conhecimento da Engenharia Hídrica. Modelos de dados matricial. Modelo vetorial. Utilização de dados nas formas matricial e vetorial no ArcGIS.
5 Estruturas de dados espaciais
- Estruturas de dados para modelos matriciais. Estruturas de dados para modelos vetoriais. Conversão entre os modelos matricial e vetorial. Representação de superfícies: estrutura de grade regular, estrutura vetorial. Aplicação do ArcGIS para representar superfícies na forma matricial e vetorial.
6 Funções fundamentais de análise
- Reclassificação: ambiente matricial e ambiente vetorial. Operações pontuais. Álgebra de mapas. Uso do ArcGIS para a realização de reclassificações, operações pontuais e álgebra de mapas empregando dados relacionados à área de atuação do Engenheiro Hídrico.
7 Operações de vizinhança
- Operações espaciais. Funções de vizinhança: proximidade, espalhamento. Filtros. Emprego do ArcGIS para a realização de operações espaciais, funções de vizinhança e filtros.
8 Interpolação
- Estatística clássica e espacial. Rede amostral densa e esparsa. Superfícies representadas. Coleta de dados. Métodos de interpolação. Modelo Digital de Elevação (MDE).

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Assad, E. D. & Sano, E. E. Sistema de Informações Geográficas – Aplicações na Agricultura. 2ª Edição. Brasília. EMBRAPA. 434p. 1998.
  • Blaschke, T. & Kux, H. (orgs.). Sensoriamento Remoto e SIG: novos sistemas sensores: métodos inovadores. São Paulo: Oficina de Textos. 2005.
  • Câmara, C, & Davis, C. Fundamentos de Geoprocessamento. Livro on-line: www.dpi.inpe.br. 1996.
  • Câmara, G. & Medeiros, J. S. GIS para Meio Ambiente. INPE. São José dos Campos, SP. 1998.
  • Crosta, A. P. Processamento Digital de Imagens de Sensoriamento Remoto. Campinas - SP. 170p. 1992.
  • Florenzano, T. G. Imagens de Satélite para Estudos Ambientais. Oficina de textos. São Paulo. 2002.
  • Miranda, J. I. Fundamentos de Sistemas de Informações Geográficas. 2ª Edição revista e atualizada. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica. 2010.
  • Xavier da Silva, J. Geoprocessamento para Análise Ambiental. Rio de Janeiro. 228p. 2001.

Bibliografia Complementar:

  • Burrough, P.A.; Mcdonnell, R.A. Principles of geographical information systems. New York: Oxford University Press, 2000.
  • Longley, P. A.; Goodchild, M. F.; Maguire, D. J.; Rhino, D. W. Geographic Information Systems and Science. Chichester: Wiley. 2001.
  • Sausen, T. M. Cadernos Didáticos para Ensino de Sensoriamento Remoto. SELPER capítulo Brasil e INPE. 1997.

Página gerada em 28/03/2024 14:34:51 (consulta levou 0.061015s)