Nome da Atividade
ABORDAGENS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO I
CÓDIGO
0970002
Carga Horária
136 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
8
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
A, P (pendente), R,
I
Ementa
Neste espaço busca-se expor e problematizar :
referências iniciais de método (centralidade ontológica da realidade, por exemplo);
referências iniciais de procedimentos metodológicos que possibilitam operacionalizar as as investigações iniciais do entorno de cada uma e de todas as escolas dos participantes;
relações interpessoais e determinação do valor das pessoas e dos seus conhecimentos na construção conceitual da realidade (professores, pais, funcionários e alunos).
referências iniciais de método (centralidade ontológica da realidade, por exemplo);
referências iniciais de procedimentos metodológicos que possibilitam operacionalizar as as investigações iniciais do entorno de cada uma e de todas as escolas dos participantes;
relações interpessoais e determinação do valor das pessoas e dos seus conhecimentos na construção conceitual da realidade (professores, pais, funcionários e alunos).
Objetivos
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRANDÃO, Carlos Rodrigues. (org.). Pesquisa Participante. São Paulo: Brasiliense, 1981.
- FREIRE, Paulo. Educação, um sonho possível. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.) O Educador: Vida ou Morte; escritos sobre uma espécie em perigo, 2 ed.. Rio de Janeiro: Graal, 1982, p. 89-101.
- FREIRE , Paulo; NOGUEIRA , Adriano; MAZZA , Débora. Na escola que fazemos: uma reflexão interdisciplinar em educação popular. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 1988. 109p.
Bibliografia Complementar:
- KIELING, José Fernando. Pesquisa e formação de professores. III Fórum de Leituras Paulo Freire, Canoas, UNILASSALE, 2001
- FLEURI, Reinaldo Matias. “Produção de Conhecimento na Educação Popular: a questão do método”. Contexto e Educação, Ijuí, UNIJUÌ, (38): p. 85-104, abr./jun. De 1995.