Nome da Atividade
CULT, ESC E SOCIEDADE: EST INTEGRADORES I (EI)
CÓDIGO
0970005
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
A, P (pendente), R,
I
Ementa
Recuperação e sistematização de categorias no campo pedagógico e áreas afins e construção ou reconstrução de referenciais para imersão na realidade do entorno da escola e para suspensão teórica a partir dos achados da investigação em Cultura, Escola e Sociedade: Estudos Básicos I e Aprofundamento e Diversificação de Estudos I
Objetivos
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GRABAUSKA, Claiton José. Formação do professor na perspectiva crítico-dialógica: aproximações entre Paulo Freire e Teoria Crítica; Reconstrução e apropriação dos saberes, desafios atuais na formação do educador. .Santa Maria, UFSM, 2000.
- KIELING, José Fernando, ROSA, Felício Deoclides da, OLIVEIRA, Janete Barboza de, RODRIGUES, Lilian Lorenzato, SILVA, Rogéria Novo da e MIRANDA, Rose Adriana Andrade de (GAPE-FaE/UFPel). Conhecimento da permanência e da mudança: conhecimento histórico da estrutura social. IV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. Pelotas: UFPel, 2002
- McLaren. Peter. Che Guevara, Paulo Freire e a Pedagogia da Transgressão; ensaios sobre Revolução e Transformação. 1999
Bibliografia Complementar:
- MARQUES, Mário Osório. “Um Outro Paradigma de Educação”. Contexto e Educação, Ijuí, UNIJUÍ, (42): 19-29, abr./jun. de 1996.
- MST. O que queremos com as escolas dos assentamentos. MST. Cadernos de formação. MST, n. 18,. Nov/1993.