Nome da Atividade
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
CÓDIGO
1110033
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Projeto Pedagógico do Curso de Ciência da Computação. Relações da profissão com a sociedade e o meio-ambiente. Conceitos básicos. Sistemas de numeração em computação. Aritmética binária. Representação de números com sinal. Representação de dados: números em ponto fixo e ponto flutuante, codificação BCD, codificação para verificação de erros, numérica e alfanumérica. Arquitetura tradicional (von Neumann). Projeto que integre as disciplinas do primeiro semestre.

Objetivos

Objetivo Geral:

Esta disciplina tem como objetivo introduzir o aluno aos conceitos básicos e fundamentos da Ciência da Computação, correlacionando os conhecimentos que serão construídos no decorrer do curso. Apresentar ao aluno o currículo do curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Introduzir e discutir responsabilidades, oportunidades e desafios do Bacharel em Ciência da Computação.

Conteúdo Programático

1. Apresentação do Projeto Pedagógico do Curso de Ciência da Computação.
2. Responsabilidades da profissão: relações com a sociedade, incluindo aspectos étnico-raciais, e o meio-ambiente.
3. Conceitos Básicos de Computação: bit, byte, programa, instruções, memória, unidade central de processamento (UCP), periféricos.
4. Sistemas de Numeração
• Bases numéricas
– Sistema Binário
– Sistema Hexadecimal
– Sistema Octal
• Conversão entre bases numéricas
• Aritmética binária
5. Representação de Dados
• Representações de inteiros com sinal
– Sinal magnitude
– Complemento de um
– Complemento de dois
– Aritmética com sinal
• Números em ponto fixo e ponto flutuante
• Codificações Binárias,
– Codificação BCD
– Códigos de verificação de erros
– Códigos alfanuméricos
6. Introdução a Álgebra Booleana e Circuitos Lógicos
• Funções lógicas
• Propriedades e teoremas da álgebra booleana,
• Portas lógicas e circuitos lógicos
7. Arquitetura tradicional (von Neumann)
• Principais características da arquitetura tradicional
• Linguagem de máquina e linguagem simbólica
• Arquiteturas de 4, 3, 2, 1 e 0 endereços
• Exemplo de computador hipotético: organização, arquitetura e programação
8. Projeto integrador das disciplinas iniciais do curso

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • PATTERSON, D. & HENNESSY, J. Organização e projeto de computadores : a interface hardware/software. Rio de Janeiro: Campus, Elsevier, 2005.
  • WEBER, R. F. Fundamentos de arquitetura de computadores. 4 ed. Série Livros Didáticos Informática UFRGS. Bookman, 2012.
  • FEDELI, R. D. POLLONI, E. G. F. PERES, F. E. Introdução à ciência da computação. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • TANENBAUM, A. S. Sistemas operacionais: projeto e implementação. 3. ed. São Paulo: Bookman, 2008.
  • STALLINGS, W. Arquitetura e organização de computadores. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
  • CAPRON, H.L., JOHNSON, J. A. Introdução à informática. 8. ed. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2004.
  • VELLOSO, F. de C. Informática: Conceitos básicos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
  • NORTON, P. Introdução à Informática. São Paulo: Makron Books, 1997.
  • MCROBERTS, M. Arduíno Básico. 2 ed. 512 p. São Paulo: Novatec, 2015.

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