Nome da Atividade
LINGUÍSTICA TEXTUAL
CÓDIGO
1320425
Carga Horária
85 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA EAD
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CRÉDITOS
5
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Fundamentos teóricos e termos básicos de Linguística Textual. Elementos de coesão e coerência. Padrões de textualidade. Relações textuais, contextuais e intertextuais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Discutir as abordagens mais recentes sobre a Linguistica Textual, identificando os mecanismos constitutivos do texto e examinando, a partir deles, os processos de ordenação textual.

Conteúdo Programático

Unidade I – A Linguística Textual
1. Origem, causas do surgimento e precursores
2. Concepções de língua, sujeito, texto e sentido
3. Texto e contexto
4. Texto e discurso
5. Texto e hipertexto

Unidade II – A construção dos sentidos no texto
1. Textualidade
2. Coesão e coerência textuais
3. Fatores de coerência
4. Fatores de contextualização
5. Articuladores textuais

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • COSTA VAL, M.G. Redação e textualidade. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
  • FÁVERO, Leonor Lopes; KOCH, Ingedore G. Villaça. Linguística textual: introdução. São Paulo: Cortez, 2006.
  • KOCH, I. G. V. Introdução à Linguística Textual: trajetórias e grandes temas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Bibliografia Complementar:

  • ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005.
  • CHAROLLES, Michel. Introdução aos problemas da coerência dos textos. In: GALVES, C.; ORLANDI, E.; OTONI, P. (orgs). O texto: escrita e leitura. Campinas: Pontes, 1988.
  • KOCH, I. G. V. Argumentação e linguagem. São Paulo., Cortez, 1993.
  • ORLANDI, E.; OTONI, P. (orgs). O texto: escrita e leitura. Campinas: Pontes, 1988.
  • KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto.
  • KOCH, I. G. V.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1999.

Página gerada em 28/03/2024 15:07:31 (consulta levou 0.113733s)