Nome da Atividade
PRODUÇÃO DA NOTÍCIA
CÓDIGO
1320451
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Concepções de notícia. Critérios de noticiabilidade. Noções básicas de reportagem e entrevista. Gêneros Jornalísticos. Fontes jornalísticas. Elaboração de pautas jornalísticas. Técnicas de produção textual. Estrutura da notícia e como ela se atualiza em diferentes dispositivos. Técnicas do lead e da pirâmide invertida como procedimentos básicos da produção jornalística, aspectos básicos da linguagem jornalística (objetividade, clareza, etc.). Planejamento, produção e edição das notícias. Prática de uma entrevista coletiva.

Objetivos

Objetivo Geral:

Possibilitar aos alunos a aprendizagem dos processos de planejamento, de produção e de revisão de notícias, aliando o estudo dos seus aspectos teóricos à sua prática.

Conteúdo Programático

1. Conceito de notícia
2. Fundamentos da profissão
3. Técnicas de reportagem e entrevista
5. Categorias de texto jornalístico
6. Fontes jornalísticas.
7. Pauta
8. Apuração
9. Técnicas de Redação
10. Lead
11. Pirâmide Invertida
10. Linguagem jornalística
11. Estrutura da notícia impressa, televisiva, radiofônica e para webjornalismo
13. Produção de notícias
14. Edição

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASLAUSKAS, Lígia; FLORESTA, Cleide. Técnicas de reportagem e entrevista em Jornalismo: Roteiro para uma boa apuração. São Paulo: Saraiva, 2009. LAGE, Nilson. A reportagem: Teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2001. NASCIMENTO, Patricia Ceolin do. Técnicas de redação em jornalismo: O texto da notícia. São Paulo: Saraiva, 2009.

Bibliografia Complementar:

  • ALSINA, Miguel Rodrigo. A Construção da Notícia. Petrópolis: Vozes, 2009. KOVACH, Bill; ROSENSTIEL, Tom. Os elementos do jornalismo: O que os jornalistas devem saber e o público exigir. São Paulo: Geração Editorial, 2003. LAGE, Nilson. A estrutura da notícia. São Paulo: Ática, 2000. MARTINS, Eduardo. Manual de redação e estilo. São Paulo: OESP, 1990. MEDINA, Cremilda. Entrevista: O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1995. NOBLAT, Ricardo. A Arte de Fazer um Jornal Diário. São Paulo: Contexto, 2008. PEREIRA JUNIOR, Luiz Costa. Guia para a Edição Jornalística. Petrópolis (RJ): Vozes, 2006. ___________, Luiz Costa. A apuração da notícia: Métodos de investigação na imprensa. Petrópolis: Vozes, 2006.

Página gerada em 18/04/2024 20:21:22 (consulta levou 0.062023s)