Nome da Atividade
ASSESSORIA DE IMPRENSA
CÓDIGO
1320468
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

O desenvolvimento de práticas características da assessoria de imprensa. Influência dos veículos de comunicação na gestão das organizações. O jornalista trabalhando como fonte. Das assessorias de imprensa aos birôs de comunicação. Releases, house organs e outras ferramentas de assessoria de imprensa. Aspectos éticos da atividade.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conhecer e analisar os fundamentos históricos da legitimação das assessorias nas organizações.

Conteúdo Programático

Unidade 1 - Surgimento
1.1. Cem anos de Assessoria de Imprensa e seu enfoque no Brasil- conceitos e funções da Assessoria de Imprensa
1.2. A legitimação das assessorias de comunicação nas organizações- o que o mercado busca de uma Assessoria;
1.3 Releases: a estrutura e suas etapas- A pirâmide invertida no jornalismo- lead
1.4. A notícia institucional, a imprensa e as organizações – Assessoria e Consultoria de Imprensa
1.5. Ferramentas e Instrumentos da Assessoria de Imprensa
1.6 Clipagem, Press Kits, Press list
1.7. A relação assessor de imprensa/relações públicas na comunicação social
1.8. O diálogo com a imprensa – um modelo a ser seguido

Unidade 2 – A imagem corporativa
2.1. Marketing, comunicação empresarial, comunicação institucional
2.2. Estratégias da comunicação corporativa
2.3. Ética e credibilidade dentro e fora das instituições ou empresas

Unidade 3 - Estudos técnicos
3.1. A implantação de uma assessoria de imprensa
3.2. Planejamento estratégico, produtos e serviços
3.3. Estudos de publicações internas: formato e produção
3.4. O retorno do trabalho realizado e enviado: uma avaliação necessária

Unidade 4 – Relacionamento – como base e estrutura
4.1. Assessor/jornalista
4.2. Assessor/assessorado
4.3. Fonte/jornalista
Unidade 5 – Os Media Training – como construir uma comunicação eficaz com a Imprensa e a Sociedade
5.1. Capacitação e formato
5.2. Entrevistas e Coletivas de Imprensa
5.3. Gerenciamento de Crises
5.4. Oficinas

Unidade 6 – Assessoria de Imprensa da era digital
6.1. Site, intranet, internet e informativos
6.2. Redes Sociais- Blogs, twiters, Facebook chat e teleconferência
6.3. A informação eletrônica

Unidade 7 - Organização e implantação dos house organs
7.1. Características
7.2. Etapas do planejamento editorial
7.3. Aspectos relevantes no contexto organizacional

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CHINEM, Rivaldo. Assessoria de imprensa: como fazer. São Paulo: Summus Editorial, 2003. DUARTE, Jorge (org). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. São Paulo: Atlas, 2004. LIBERALQUINO, Geraldo Sobreira. Como lidar com os jornalistas. 2. São Paulo: Geração, 2002. LORENZO, Gilberto. Manual de assessoria de imprensa. Campos do Jordão: Mantiqueira, 2003. KOPPLIN,Elisa e FERRARETTO, Luiz Artur. Assessoria de Imprensa: teoria e prática. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2003.

Bibliografia Complementar:

  • CARVALHO, Claudia; REIS, Léa Maria Aarão. Manual Prático de Assessoria de Imprensa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa: um curso sobre sua estrutura. São Paulo: Ática, 2004. BARBEIRO. Heródoto. Mídia Training: como usar a imprensa a seu favor. São Paulo: Saraiva, 2011. LOPES, Boanerges. O que é Assessoria de Imprensa. São Paulo, Série Primeiros Passos, Brasiliense, 1990. LUCAS, Luciane (org). Media Training: Como agregar valor ao negócio melhorando a relação com a imprensa. São Paulo: Summus, 2007. MAFEI, Maristela. Assessoria de imprensa: como se relacionar com a mídia. São Paulo: Contexto, 2004

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