Nome da Atividade
ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I
CÓDIGO
1420010
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Diodos de Potência e Tiristores. Circuitos de Comando de Tiristores. Retificadores NãoControlados. Retificadores Controlados. Inversores Não-Autônomos. Conversor Dual. Cicloconversores. Gradadores.

Objetivos

Objetivo Geral:

Oferecer ao aluno os fundamentos teóricos da eletrônica de potência, estudando especificamente os conversores comutados à frequência da rede, no sentido de criar habilidades para o exercício da profissão, assim como criar as bases necessárias para cursar disciplinas que exijam como pré-requisito os conceitos oferecidos nesta disciplina.

Conteúdo Programático

ESTUDOS DOS CONVERSORES EMPREGADOS EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA
O Diodo. O Tiristor. Cálculo Térmico. Curvas para Cálculo Térmico de Diodos e tiristores.
RETIFICADORES A DIODO: Retificador Monofásico de Meia Onda a Diodo. Retificador Monofásico de Onda Completa com Ponto Médio. Retificador Monofásico de Onda Completa em Ponte. Retificador
Trifásico a Diodo com Ponto Médio. Retificador Trifásico de Onda Completa. Exercícios.
RETIFICADORES A TIRISTOR: Retificador Monofásico de Meia Onda. Retificadores de Onda Completa Monofásicos. Retificador Trifásico com Ponto Médio a tiristor. Ponte de Graetz a Tiristor. Ponte Trifásica Mista. Ábaco de Puschlowski. Exercícios.
ESTUDO DA COMUTAÇÃO: Descrição da Comutação. Queda de tensão Devido à Comutação, Provocada pela Indutância Lc. Cálculo do ângulo de Comutação u. Ângulo de Comutação para alfa diferente de zero. Circuito Equivalente de Saída. Estudo da Ponte de Graetz. Influência do Transformador. Influência de Lc na Corrente de Entrada do Conversor. Exercícios.
CONVERSORES DUAIS: Princípio do Conversor Dual. O Problema da Corrente de Circulação Princípio de Funcionamento com Corrente de Circulação. Harmônicas da Tensão de Carga. Outras Estruturas dos Conversores Duais. Operação sem Circulação de Corrente. Exercícios.
CICLOCONVERSORES: Princípio de Funcionamento. Equação da Tensão de Saída. Estruturas dos Cicloconversores. Harmônicas de Tensão de Saída. Limites da Frequência de Saída. Correntes de Entrada dos Cicloconversores. Correntes de Entrada dos Cicloconversores. Frequência das Harmônicas da Corrente de Entrada. Exercícios.
GRADADORES: Estrutura do Gradador Monofásico. Análise do Gradador Monofásico para Carga Resistiva Pura. Análise do Gradador Monofásico para Carga RL. Estruturas dos Gradadores Trifásicos. Controle por Ciclos Inteiros. Compensador Estático de Potência Reativa. Estabilizador de Tensão Alternada Senoidal Baseado no Compensador Estático de Energia Reativa. Circuito Estabilizador de Mc Vey-We

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARBI, I. Eletrônica de Potência. 6ª. ed. Editora do Autor, 2006.
  • MOHAN, N. Power Electronics: Converters, Applications and Design. 3 rd. ed. John Wiley & Sons, 2002.
  • RASHID, M. H. Eletrônica de Potência: Circuitos, Dispositivos e Aplicações. Makron Books, 1999.

Bibliografia Complementar:

  • BARBI, I.; MARTINS, D. C. Eletrônica de Potência: Conversores CC-CC Básicos não Isolados. 2ª. ed. Dos Autores, 2006.
  • BARBI, I. Projetos de Fontes Chaveadas. 6ª. ed. Editora do Autor, 2001. ALMEIDA, J. L. A. Eletrônica Industrial. Érica, 1991.
  • LABRIQUE, Francis. Electrônica de potência. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1991. 730 p.
  • ELETRONICA de potencia: aplicacao de diodos e tiristores. 2. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 1988. 261 p.: il. - (serie manuais).
  • ZUFFO, João Antonio. Subsistemas digitais e circuitos de pulso. São Paulo: Edgard Blucher, 1981.

Página gerada em 29/03/2024 11:03:09 (consulta levou 0.049921s)