Nome da Atividade
ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO
CÓDIGO
1640066
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Sistemas. Importância atual da informação. Importância da informação para a decisão. Tipologia de sistemas de informação. Tópicos em gerenciamento de sistemas: integração, segurança e controle. Alinhamento entre tecnologia da informação e estratégias organizacionais. Sistemas de Informação sob o aspecto da modelagem da informação que suportam. Modelos de dados utilizados para gestão dos dados operacionais e analíticos. Técnicas de modelagem voltadas para Banco de Dados (operacional e analítico), organização de dados de experimentos, interação com dispositivos computacionais considerando os diferentes perfis de interação com usuários.

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender tecnicamente as etapas de desenvolvimento de sistemas de informação. Saber comunicar e representar a análise de requisitos de um sistema de informação.

Conteúdo Programático

1. Sistema de informação: Conceito, componentes dos si, sistemas de informação computadorizados, evolução, tipos de SI baseados em computador. Interdependência de SI x TI, impacto nas organizações, novas tecnologias de informação e comunicação e tecnologia da informação e estratégia organizacional.
2. Segurança física, segurança lógica, aspectos éticos quanto a utilização e disponibilidade das informações.
3. Softwares de gestão.
4. Introdução a Engenharia de software: Análise de requisitos, técnicas para projeto, implementação, validação; verificação e manutenção de software.
5. Fundamentos de estruturas de dados; Estrutura e organização de arquivos; Introdução ao estudo de Banco de dados: metodologia, arquitetura e modelagem; Sistemas Gerenciadores de banco de dados; Bancos de dados em tempo real.
6. Projeto de interfaces para sistemas interativos; projeto centrado no usuário; ergonomia da interação; elementos da interação: estilos, dispositivos, apresentação da informação; projeto iterativo; diretrizes e padrões.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BLAHA, Michael; RUMBAUGH, James. Modelagem e projetos baseados em objetos com UML 2. 2. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Campus, 2006.
  • PFLEEGER, Shari Lawrence. Engenharia de software: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
  • SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de software. 8. ed. São Paulo: Addison Wesley, 2007.

Bibliografia Complementar:

  • ALVES, William Pereira. Banco de dados: teoria e desenvolvimento. São Paulo: Érica, 2011.
  • AMARAL, João Alberto Arantes do. Gerência de projetos de software. São Paulo: iEditora, 2002
  • KOSCIANSKI, André. Qualidade de software: aprenda as metodologias e técnicas mais modernas para o desenvolvimento de software. São Paulo: Novatec, 2007.
  • PAULA FILHO, Wilson de Pádua. Engenharia de software: fundamentos, métodos e padrões. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
  • PRESSMAN, Roger S. Engenharia de software. São Paulo: Makron Books, 2006.

Página gerada em 16/04/2024 15:37:21 (consulta levou 0.119441s)