Nome da Atividade
Eletrônica Fundamental
CÓDIGO
1640145
Carga Horária
102 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Amplificador operacional ideal, aplicações básicas. Diodo de junção PN. Circuitos com diodo. Diodo Zener. Transistores JFET, Mosfet e BJT: princípios de operação, características estáticas, polarização. Análise e projeto de polarização em circuitos transistorizados. Fontes de alimentação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Oferecer ao aluno os fundamentos teóricos da eletrônica analógica, que lhe permitam criar habilidades para o exercício da profissão, assim como criar as bases necessárias para cursar disciplinas que exijam como pré-requisito os conceitos oferecidos nessa disciplina.

Conteúdo Programático

1. SEMICONDUTORES, Condutores; Semicondutores; Cristais de silício; Semicondutores intrínsecos; Dois tipos de fluxo; Dopagem de um semicondutor; Dois tipos de semicondutores extrínsecos; Diodo não-polarizado; Polarização direta; Polarização reversa; Ruptura; Níveis de energia; Colina de energia; Barreira de potencial e temperatura; Diodo polarizado reversamente. 2. TEORIA DOS DIODOS: Idéias básicas; Diodo ideal; Segunda aproximação; Terceira aproximação; Análise de defeito; Análise variacional de circuito; Interpretação das folhas de dados; Como calcular a resistência de corpo; Resistência cc do diodo; Retas de carga. 3. CIRCUITOS COM DIODOS: Retificadores de meia onda; Transformador; Retificador de onda completa com tomada central; Retificador de onda completa em ponte; Filtro de entrada com indutor; Filtro de entrada com capacitor; Tensão de pico inversa e corrente de surto; Outros tópicos de uma fonte de alimentação. Análise de defeito; Circuitos ceifadores e limitadores; Circuitos grampeadores; Circuitos multiplicadores de tensão. 4. DIODOS PARA APLICAÇÕES ESPECIAIS: Diodo Zener. Regulador Zener com carga; Segunda aproximação do diodo Zener; Interpretação das fohas de dados; Análise de defeito; Retas de carga; Dispositivos optoeletrônicos; Diodos Schottky; Varactor; Outros diodos. 5. TRANSISTORES DE JUNÇÃO BIPOLARES: Transistor não-polarizado; Transistor polarizado; Correntes no transistor; Conexão EC; Curva da base; Curvas do coletor; Aproximações para o transistor; Interpretação das folhas de dados;Transistor para montagem em superfície; Análise de defeito. 6. FUNDAMENTOS DE TRANSISTOR: Variação do ganho de corrente; Reta de carga; Ponto de operação; Identificando a saturação; Transistor como chave; Polarização do emissor; Circuitos de
Página 46 de 158
alimentação para o LED; Efeito das pequenas variações; Análise de defeito; Mais sobre dispositivos optoeletrônicos. 7. CIRCUITO DE POLARIZAÇÃO DO TRANSISTOR: Polarização por divisor de tensão; Análise precisa pa

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MALVINO, A. P.; BATES, D. J. Eletrônica.7a.ed. Mcgraw Hill, 2008, v.1.
  • SEDRA, A. S.; SMITH, K. C. Microeletrônica. 5a.ed. Prentice Hall, 2007.
  • BOYLESTAD, R.; NASHELSKY, L. Dispositivos eletrônicos e teoria de circuitos. 8a.ed. Prentice Hall, 2004.

Bibliografia Complementar:

  • MALVINO, A. P.; BATES, D. J. Eletrônica. 7a.ed. Mcgraw Hill, 2008, v.2.
  • PERTENCE, A. Amplificadores operacionais e filtros ativos. 6a.ed. Artmed, 2003.
  • NUSSBAUM, Allen. Comportamento eletronico e magnetico dos materiais. São Paulo: Edgard Blucher, 1973. 160 p.
  • BOYLESTAD, Robert. Dispositivos eletronicos e teoria de circuitos. 6. ed. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1998. 649 p. ISBN 8570540760.
  • SILVA, Ricardo Pereira e. Eletronica basica: um enfoque voltado a informatica. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1995. 310 p.

Página gerada em 19/04/2024 17:28:29 (consulta levou 0.119227s)