Nome da Atividade
ENGENHARIA DO PRODUTO II
CÓDIGO
1640164
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA EAD
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Modulo 1: Abordagem de suporte para PDP, melhor pratica: ES, Lean, Stage Gates,
estrutura organizacional. Modelagem de processos: abordagem booleana,
mapeamento de processo, diagrama de afinidades. Ferramentas e técnicas para o
diagnóstico de problemas e melhoria do Processo de Desenvolvimento de Produtos.
Modulo 2: Modelos referenciais e suas gerações: Tecnology push, market pull, modelos
mistos, e outros. Temas Atuais sobre PDP e Outras Abordagens: PLM (Product Life Cycle
Management); Lean Development; PSS (Product Service System); Design for Seis Sigma.
Modulo 3: Conceitos e Paradigmas de Gestão de Inovação de Produtos. Abordagem
estratégica de desenvolvimento do processo. Processo de desenvolvimento de novos
produtos. Paradigma da Flexibilidade. Estratégia da inovação. Projeto de produtos
sustentáveis. Políticas governamentais de estimulo à inovação e oportunidades de
negócio.

Objetivos

Objetivo Geral:

O objetivo geral da disciplina é proporcionar ao aluno um aprofundamento dos
conteúdos referentes ao PDP.

Conteúdo Programático

Modulo 1: Abordagem de DP suporte para PDP, melhores praticas
1. ES, Lean Stage Gates, estrutura organizacional e equipes multifuncionais,
modelo Rozenfeld.
2. Modelagem de processos: abordagem booleana, mapeamento de processo,
diagrama de afinidades.
3. Ferramentas e técnicas para o diagnóstico de problemas e melhoria do Processo
de Desenvolvimento de Produtos.
Modulo 2: Modelos referenciais e suas gerações
4. tecnology push, market pull, modelos mistos.
5. Temas Atuais sobre PDP e Outras Abordagens: PLM (Product Life Cycle
Management); Lean Development; PSS (Product Service System); Design for
Seis Sigma.
Modulo 3 Conceitos e Paradigmas de Gestão de Inovação de Produtos.
6. Abordagem estratégica de desenvolvimento do processo.
7. Paradigma da Flexibilidade.
8. Estratégia da inovação.
9. Projeto de produtos sustentáveis.
10. Ecologia Industrial e Green Suply Chain.
11. Propriedade intelectual no projeto de produtos.
12. Políticas governamentais de estimulo à inovação e oportunidades de negócio.
13. Incentivos à inovação no Brasil.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BAXTER, M. Projeto de produto - Guia prático para o design de novos produtos. 3ed. Editora: Edgard Blücher, 2011.
  • ROZENFELD, H; [et al.]. Gestão do Desenvolvimento de produtos. Uma referência para a melhoria de processo. São Paulo: Saraiva, 2006.
  • TAKAHASHI, S.; TAKAHASHI, V.P. Gestão de Inovação de Produtos, Estratégia, Processo, Organização e Conhecimento. Rio de janeiro: editora Campus Elsevier, 2007.

Bibliografia Complementar:

  • BURGELMAN, R. A.; CHRISTENSEN, C. M.; WHEELWRIGHT, S. C. Gestão Estratégica da Tecnologia e da Inovação. Editora McGraw-Hill, 5 Edição, 2012.
  • JACK, H. Projeto, Planejamento e Gestão de Produtos, uma abordagem para engenharia. Rio de Janeiro, Elsevier Campus, 2015.
  • KAMINSKI, Paulo Carlos. Desenvolvendo produtos com planejamento, criatividade e qualidade. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
  • TIGRE, P.B. Gestão da Inovação, a economia da tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier Campus, 2006.
  • TROTT, P. J. Gestão da Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos. Editora Bookman, 4ª Edição, 2012.

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