Nome da Atividade
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PETRÓLEO
CÓDIGO
1640193
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Nessa disciplina os alunos estudarão temas relevantes, dentro da Engenharia, em geral e da Engenharia de petróleo, em particular. Porém, isso será feito com enfoque adequado, considerando a maturidade acadêmica dos mesmos. Nesse sentido serão trabalhados os seguintes assuntos: O funcionamento da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), do Centro de Engenharias (CEng) e do Curso de Engenharia de Petróleo; O papel das Engenharias na sociedade; A Engenharia de Petróleo dentro do campo das engenharias; áreas de atuação do Engenheiro de Petróleo; a cadeia produtiva do petróleo, desde a prospecção até o refino; Mercado de trabalho para o engenheiro de petróleo.

Objetivos

Objetivo Geral:

Fazer com que o(a)s aluno(a)s adquiram conhecimentos básicos sobre a atividade do Engenheiro, de um modo geral, e do Engenheiro de Petróleo, em particular.

Conteúdo Programático

A UFPel, o CEng, o curso de Engenharia de Petróleo e a relação desses com o aluno ingressante;
2. Engenharia e Sociedade;
3. Engenharia de Petróleo: uma atividade multidisciplinar;
4. Impactos ambientais e sociais da atividade petrolífera;
5. O engenheiro de Petróleo e sua área de atuação, dentro da cadeia produtiva do Petróleo.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BAZZO, W. A. Introdução à Engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos, 4. ed., Florianópolis: Ed. UFSC, 2013;
  • HOLTZAPPLE, M., REECE, W. D. Introdução à Engenharia. São Paulo: LTC, 2006;
  • HOLTZAPPLE, M., REECE, W. D. Introdução à Engenharia: modelagem e solução de problemas. São Paulo: LTC, 2009;

Bibliografia Complementar:

  • THOMAS, J. E. (Org.). Fundamentos de Engenharia de Petróleo. Rio de Janeiro: Interciência, 2001;
  • MOAVENI, S. Engineering Fundamentals: an introduction to Engineering. Stamford (USA): Cengage Learning, 2011;
  • MACEDO, E. F. Manual do Profissional: introdução à teoria e à prática das profissões do sistema CONFEA/CREA. Florianópolis: Recorde, 1997;
  • VICENTE, K. Homens e máquinas: como a tecnologia pode revolucionar a vida cotidiana. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.

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