Nome da Atividade
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENS. MÉDIO I
CÓDIGO
1660111
Carga Horária
102 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estágio curricular supervisionado, de caráter profissionalizante.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Desenvolver no aluno competência didático-pedagógica para o ensino escolar de História no Ensino Médio.

Conteúdo Programático

O estagiário deverá assumir, pelo tempo e nas condições que sejam estabelecidas pelas Normas de Estágio, a efetiva regência da classe ou classes em que esteja desenvolvendo as atividades de estágio. Essa prática de ensino de História deverá ser acompanhada, pelo orientador do estágio na escola, de forma integral e presencial, e, nas condições que sejam definidas pelas Normas de Estágio, pelo professor responsável, junto ao Curso de Licenciatura em História, pelas disciplinas de Estágio Supervisionado.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL Parâmetros Curriculares Nacionais (5ª-8ª): História. Brasília, MEC, 1998.  Parâmetros Curriculares Nacionais (5ª-8ª): Introdução. Brasília, MEC, 1998. SCHMIDT, Maria Auxiliadora & CAINELLI, Marlene. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004. CARRETERO, Mario. Construir e ensinar as Ciências Sociais e a História. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

Bibliografia Complementar:

  • BITTENCOURT, Circe M. F. Práticas de leitura em livros didáticos. In: Revista da Faculdade de Educação. São Paulo, v. 22, n. 1, jan-jun 1996, p. 89-110.  (org.) O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997. CABRINI, Conceição & outras. O ensino de História: revisão urgente. São Paulo: Brasiliense, 1986. CADERNOS CEDES, nº 67: Ensino de História: novos horizontes. Campinas: CEDES/Unicamp, set/dez 2005. GRINBERG, Keila et all. Oficinas de História – projeto curricular de Ciências Sociais e de História. Belo Horizonte: Dimensão, 2000. MARFAN, Marilda Almeida (org.). O ensino de História e Geografia no contexto do Mercosul. Brasília: SEF/MEC, 1997. MARTINS, Maria do Carmo. A História prescrita e disciplinada nos currículos escolares: quem legitima esses saberes? Bragança Paulista: EDUSF, 2002. NIKITIUK, Sônia L. (org.) Repensando o ensino de História. São Paulo: Cortez, 1996. PADRÓS, Enrique S. & outros (org.). Ensino de História – formação de professores e cotidiano escolar. PORTO Alegre: EST, 2002. PERES, Sebastião. Ensinar História hoje: para quê? (Trabalho apresentado na VIII Jornada de Ensino de História e Educação, GT Ensino de História e Educação da ANPUH-RS, em 2002). PINSKY, Jaime. O ensino de História e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 1992. SEFFNER, Fernando & BALDISSERA, José A. (org.). Qual História? Qual ensino? Qual cidadania? Porto Alegre: ANPUH-RS; São Leopoldo: UNISINOS, 1997. SIMAN, Lana M. de C. & FONSECA, Thais N. de L. e (org.). Inaugurando a História e construindo a nação: discursos e imagens no ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. SQUIRES, D. & McDOUGALL. Cómo elegir y utilizar software educativo. La Coruña: Fundación Paidéia; Madrid: Morata, 1997. ZARTH, Paulo Afonso (org.). Ensino de História e Educação. Ijuí: Ed. Unijuí/ANPUHRS, 2004.

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