Nome da Atividade
PROCEDIMENTOS DE GOVERNANÇA
CÓDIGO
1680007
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

A inter-relação da Governança e os demais departamentos do hotel. Reconhecimento e manipulação de equipamentos e utensílios do setor. Postura, comportamento e indumentárias. Documentos e fluxo de informações. Procedimentos rotineiros de atendimento aos hóspedes. Decoração e arrumação. Administração das roupas e da lavanderia interna e para hóspedes.

Objetivos

Objetivo Geral:

Despertar a consciência para a importância do meio de hospedagem enquanto local de pesquisa cientifica na área de governança.
Dotar os alunos de conhecimentos práticos a respeito da dinâmica de trabalho na Governança.
Buscar soluções e novos conceitos sobre a inter-relação da Governança com todo o meio de hospedagem.

Conteúdo Programático

Importância do setor de Governança para um meio de hospedagem.
Histórico da Governança na hotelaria do mundo e no Brasil.
Departamentos de um meio de hospedagem e as inter-relações com o departamento de Governança.
Governança e as suas atribuições.
Cargos, funções e tarefas relacionadas à Governança.
Reconhecimento e manipulação de equipamentos do departamento de Governança.
Documentação pertinente.
Postura, comportamento e indumentária.
Produtos químicos.
Equipamentos do setor e de áreas afins.
Subáreas do setor de Governança: lavanderia, serviços gerais, rouparia de andares etc.
Qualidade da prestação de serviço do setor.
EPI’s.
Horários e rodízios de serviços.
Como avaliar a produtividade do setor.
Custos do departamento de Governança.
Palestrantes Convidados.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Básica: CÂNDIDO, Índio; VIEIRA, Elenara Vieira de. Gestão de Hotéis: técnicas, operações e serviços. Caxias do Sul: EDUCA, 2003. CANDIDO, Índio. Governança em hotelaria. 4.ed. Caxias do Sul: Educs, 2001. CASTELLI, Geraldo. Administração Hoteleira. Caxias do Sul: Educs, 2000. DAVIES, Carlos Alberto. Manual de Hospedagem. 3. Ed. Caxias do Sul: Educs, 2007. ISMAIL, Ahmed. Hospedagem: Front Office e Governança. São Paulo: Pioneira Thomsom Learning, 2004. MARTIN, Robert J. Governança: administração e operação de hotéis. São Paulo: Roca, 2004. MARQUES, Albano. Introdução a Hotelaria. Caxias do Sul: EDUSC, 2003. Capitulo 14 – Serviços de Lavanderia e Rouparia. NIMEMEIER, Jack D. e HAYES, David D. Gestão de Operações Hoteleiras. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. TEBAR, Luciana R. Treinamento de Camareira. Viçosa: CPT, 1993. OLIVEIRA, Giovanna Bonelli. Camareira. Mercado profissional. Ed. Senac, 2009. VIEIRA, Elenara Vieira de. Camareira de Hotel. Canoas: Ed. Da Ulbra, 2003.

Bibliografia Complementar:

  • Complementar: PETROCCHI, Mario. Hotelaria: planejamento e gestão. 3. ed.. São Paulo: Futura, 2002. Código de Conduta Hoteleira. Abih. FLORES. Paulo Silas Ozores. Treinamento em Qualidade: fator de sucesso para desenvolvimento de hotelaria e turismo. São Paulo: Roca, 2002. RUTHERFORD, Denney G. Hotel: gerenciamento e operações. São Paulo: Roca, 2004. WEI CHEN, Alan Clark. Hotelaria: fundamentos teóricos e gestão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. Endereços eletrônicos para pesquisa: www.abih.com.br www.hia.com.br www.hotelservice.com.br www.hospitalidade.org.br www.sinthoresp.org.br www.benchmark.com www.ihei.org www.embratur.com.br www.canaltur.com.br www.turismo.gov.br Revistas Científicas: HOSPITALIDADE. São Paulo: Anhembi Morumbi. Diversos Números. TURISMO em analise. São Paulo: USP. Diversos Números. TURISMO visão e ação, Balneário Camboriú: UNIVALI. Diversos Números.

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