Nome da Atividade
MARKETING GOVERNAMENTAL
CÓDIGO
1700057
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2

Ementa

O mix de marketing adaptado ao setor público. Relação entre marketing público, político, eleitoral e governamental. Entendendo o consumidor de serviços públicos: NECESSIDADES e desejos, segmentação e estratégia de novos “produtos”. Sistemas de informação de marketing público.

Objetivos

Objetivo Geral:

Levar o aluno a conhecer e discutir o marketing público e sua aplicação nas organizações.

Conteúdo Programático

Unidade I – Evolução do conceito e da natureza do marketing e o seu ambiente.
1.1 Definição de marketing (1º conceito e conceitos atuais).
1.2 O composto de marketing.
1.3 Administração de marketing.

Unidade II – Aplicação de ferramentas de marketing no setor público
2.1 Desenvolvimento e aperfeiçoamento de “produtos” (serviços e programas populares)
2.2 Estabelecimentos de preços motivadores para os serviços públicos
2.3 Otimização de canais de distribuição dos serviços públicos
2.4 Criação de identidade de marca para os programas/serviços públicos
2.5 Criação de marca-cidade, marca-lugar e marca-destino
2.6 Comunicação eficaz com públicos-chave
2.7 A melhoria dos serviços e a satisfação dos cidadãos como clientes do serviço público
2.8 O marketing social e a formação de novos hábitos
2.9 Marketing do setor público versus marketing político: o conflito entre o interesse público e o interesse dos agentes políticos
Unidade III – Gerenciamento do Processo de Marketing
4.1 Monitoramento do desempenho e da satisfação dos cidadãos com os serviços públicos: o que medir e para quem
4.2 Pesquisas de marketing para determinação de NECESSIDADES e desenvolvimento de novos serviços públicos
4.4 Planejamento de marketing no setor público.


Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CHURCHILL, Gilbert A., Jr. e Peter, Paul J. Marketing: criando valor para os clientes. 2. ed. São Paulo: Ed. Saraiva, 2005.
  • KOTLER, Philip e LEE, Nancy. Marketing no Setor Público. Porto Alegre: Bookman, 2008.
  • KOTLER, Philip e KELLER, Kevin Lane Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2005.
  • KOTLER, Philip. e ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 7. ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1998.

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