Nome da Atividade
ELABORAÇÃO DE ROTEIROS TURÍSTICOS
CÓDIGO
1710029
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Teoria e método para a elaboração, significação e comercialização de percursos com foco na inserção dos atores sociais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Relacionar conhecimentos técnicos e teóricos que permitam a elaboração de percursos significativos, com potencial de mercado e capazes de gerar ações empreendedoras endógenas.

Conteúdo Programático

- Aportes teóricos referentes à temática da roteirização – tipologia dos percursos e espaço turístico.
- Levantamento e sistematização dos dados para a elaboração de diagnóstico - atrativos turísticos, equipamentos e serviços disponíveis e infra-estrutura básica de apoio; do mercado, da concorrência e das macro variáveis, com base em fontes primárias e secundárias.
- Análise das informações de modo a possibilitar a identificação dos pontos fracos e pontos fortes, das ameaças e das oportunidades.
- Avaliação e hierarquização dos atrativos.
- Tipificação do roteiro.
- Elaboração e teste do roteiro.
- Identificação e envolvimento dos atores
- Levantamento das ações necessárias para implantação do roteiro.
- Significação do roteiro – interpretação ambiental e patrimonial.
- Análise de mercado e definição de segmentos.
- Identificação de possíveis impactos.
- Qualificação dos serviços.
- Promoção e comercialização – Formatando o pacote turístico.
- Monitoramento e avaliação.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BAHL, Miguel. Viagens e RoteirosTurísticos. Curitiba: Protexto, 2004.
  • BOULLÓN, Roberto C. Planejamento do Espaço Turístico. Bauru/SP: EDCS, 2004.
  • TAVARES, Adriana de Menezes. City tour. São Paulo: Aleph, 2002.

Bibliografia Complementar:

  • BRAMBATTI, Luiz E. Roteiros de Turismo e Patrimônio Histórico, São Paulo.
  • DIAS, Genebaldo Freire. Educação e gestão ambiental. São Paulo: Gaia, 2006.
  • DRUMMOND, Siobhan, e YEOMAN, Ian. Questões de Qualidade nas Atrações de Visitação ao Patrimônio. São Paulo: Roca, 2004.
  • JASPER, Rose Juliana. Roteiros turísticos rurais: um estudo de caso do Roteiro Turístico Delícias da Colônia – estrela, Colinas e Imigrantes (RS).In CERETTA, Caroline Ciliane e JASPER, Rose Juliana (Org.). Turismo no Espaço Rural – Oportunidades e Sinergias Contemporâneas. Pelotas/RS: Editora e Gráfica UFPEL, 2012.
  • MACHADO, Maria Beatriz Pinheiro. Educação Patrimonial. Caxias do Sul: Maneco.
  • QUEIROZ, Odaléia Telles M. M.; Educação Ambiental: um aporte para o exercício da cidadania.In:BERNARDES, Maria Beatriz Junqueira; PORTUGUEZ, Anderson Pereira; SEABRA, Giovanni de Farias; NEHME, Valéria Guimarães de Freitas (org). Turismo, espaço e estratégias de desenvolvimento local. João pessoas – PB:Editora Universitária da UFPB, 2012.
  • TRISTÃO, M. A educação ambiental na formação de professores: redes de saberes. São Paulo: Annablume. 2004.
  • SINAIS e símbolos turísticos: guia ilustrado e descritivo. São Paulo: Roca, 2003.

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