Nome da Atividade
COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL
CÓDIGO
99980012
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

A disciplina "Compreensão e Produção Oral em Português como Língua Adicional", pensada especificamente para estudantes internacionais da pós-graduação, tem o objetivo de desenvolver estratégias de compreensão e produção de gêneros acadêmicos orais (apresentações, seminários), bem como possibilitar a prática de recursos linguísticos comumente utilizados nesses gêneros. O fim da proposta da disciplina é ampliar a participação dos estudantes internacionais nas práticas acadêmicas por meio da produção de gêneros orais dessa esfera de forma eficiente e autônoma.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver estratégias de compreensão e produção de gêneros acadêmicos orais (apresentações, seminários), bem como possibilitar a prática de recursos linguísticos comumente utilizados nesses gêneros. O fim da proposta da disciplina é ampliar a participação dos estudantes internacionais nas práticas acadêmicas por meio da produção de gêneros orais dessa esfera de forma eficiente e autônoma.

Conteúdo Programático

Comunicação científica. Escrita e oralidade.
Gêneros acadêmicos orais. Estratégias de compreensão e produção.
Produção, revisão e realização da apresentação oral.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • KILLNER, M.; FURTOSO, V. A. B. Roteiro didático para o ensino de PLE em contexto acadêmico. Londrina: UEL, 2016. MACHADO, A. R.; ABREU-TARDELLI, L.; LOUSADA, E. Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola, 2005. MACHADO, A. R.; ABREU-TARDELLI, L.; LOUSADA, E. Trabalhos de pesquisa. São Paulo: Parábola, 2007. MONTES, S.; NAVARRO, F. (Eds.). Hablar, Persuadir, Aprender: manual para la comunicación oral en contextos académicos. Chile, 2019. MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. PINHO, J. R. D. (Org.). A oralidade no ensino de línguas estrangeiras. São Paulo: Parábola Editorial, 2022. RUANO, B. P.; CURSINO, C. (Orgs.). Passarela: português como língua de acolhimento para fins acadêmicos. Curitiba: Editora Peregrina, 2020. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Vice-Reitoria. Coordenação de Bibliotecas. Manual de normas UFPel para trabalhos acadêmicos. Pelotas, 2019. Revisão técnica de Aline Herbstrith Batista, Dafne Silva de Freitas e Patrícia de Borba Pereira. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/sisbi/files/2019/06/Manual.pdf. Acesso em 05 jun. 2022. VIEIRA, F. E.; FARACO, C. A. Escrever na universidade 1 – fundamentos. São Paulo: Parábola Editorial, 2019. VIEIRA, F. E.; FARACO, C. A. Escrever na universidade 2 – texto e discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

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