Nome da Atividade
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA I
CÓDIGO
D000272
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Planejamento, vivência e avaliação de aulas e atividades artístico-educativas de dança. Ação
docente orientada para a educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
docente orientada para a educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Aprofundar ações de planejamento e sistematização de atividades e vivências de dançapara crianças;
- Atuar a partir de uma perspectiva lúdica, inclusiva e plural de acordo com os diferentes
contextos escolares.
Conteúdo Programático
- Abordagem lúdica no ensino de dança.
- Jogos, brinquedos e brincadeiras.
- Planejamento e avaliação de ações em dança para crianças.
- Jogos, brinquedos e brincadeiras.
- Planejamento e avaliação de ações em dança para crianças.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BARRETO, Débora. Dança...: ensino, sentidos e possibilidades na escola. Autores Associados. Campinas, 2001. BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997. LABAN, Rudolf. Dança Educativa Moderna. Ullmann, Lisa (ed.). Trad. Maria da Conceição Parahyba Campos. São Paulo: Ícone, 1990. MARQUES, Isabel. Interações: crianças, dança e escola. São Paulo: InterAçoes, 2012. PORPINO, Karenine. Dança é Educação – interfaces entre corporeidade e estética. Natal, EDUFRN, 2006.
Bibliografia Complementar:
- FERREIRA, Taís FALKEMBACH, Maria. Teatro e Dança nas Séries Iniciais. Porto Alegre: Mediação, 2012. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.