Nome da Atividade
METODOLOGIA E PRÁTICA DA PESQUISA I
CÓDIGO
D000273
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Discussão em torno de diferentes concepções de ciência e produção do conhecimento.
Estudo de tipos de elaboração de trabalhos de graduação. A expressão escrita: o trabalho
em nível científico-acadêmico.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Transmitir noções básicas sobre o conhecimento científico como produção humana;
- Promover inserção ao universo da pesquisa acadêmica;
- Apresentar as técnicas e normas para a elaboração dos trabalhos de graduação.

Conteúdo Programático

- Tipos de conhecimento;
- Considerações sobre ciência e evolução da concepção de conhecimento científico;
- Introdução à pesquisa científica;
- Elaboração de Resumos e Resenhas;
- Elaboração de Fichamento;
- Elaboração de seminários;
- Normatização geral e institucionais.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANDERY, M. A . Para compreender a ciência. Rio de Janeiro: Espaço, 1988. DEMO, Pedro. Pesquisa: Princípio Científico e Educativo. São Paulo: Cortez, 8ªed. KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de Metodologia Científica. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1997. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2010. LAMPERT, E. (org.). Universidade na Virada do Século 21: ciência, pesquisa e cidadania. Porto Alegre: Sulina, 2000.

Bibliografia Complementar:

  • BACHELARD, Gaston. O novo espírito científico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1968 (Biblioteca Tempo Universitário, 12). BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Editora Cortez, 2003. CARREIRA, André et al. (Org.). Metodologias de Pesquisa em Artes Cênicas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006. CHALMERS, Alan. O que é ciência afinal ? São Paulo: Brasiliense, 1993 DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. Campinas: Autores Associados, 3ed. 1998. GALLIANO, A. Guilherme. O método científico: teoria e prática. São Paulo: Harbra, 1986. LENTIN, Jean-Pierre. Penso, logo me engano. São Paulo: Ática, 1996. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 22ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.

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