Nome da Atividade
ESTÁGIO I
CÓDIGO
D000585
Carga Horária
170 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
10
CRÉDITOS
10
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Vivências de situações práticas de ensino de teatro na
educação infantil e/ou séries iniciais e finais do ensino
fundamental em escola de ensino regular. Elaboração de
planos de ensino e relatório final.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

Unidade1- Metas educacionais, planejamentos, objetivos,
avaliações e recursos materiais.
Unidade 2- Propostas de intervenções, planos de curso e
planos de aula.
Unidade 3- Acompanhamento de aulas de teatro nas escolas
da educação infantil e/ou no ensino fundamental. Práticas
pedagógicas supervisionadas.
Unidade 4- Avaliação das observações e intervenções na
escola. Unidade 5- Seminários temáticos sobre as práticas de
ensino de teatro desenvolvidas durante o estágio.
Unidade 6 – Estudos acerca da(s) infância(s) na
contemporaneidade

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ABRAMOVICH, Fanny. O estranho mundo que se mostra às crianças. São Paulo: Summus, 1983. __________________ (org). Meu professor inesquecível. São Paulo: Editora Gente, 1997. ALVES. Rubem. Estórias de quem gosta de ensinar. São Paulo: Cortez, 1984. ARIÈS, P. História Social da Infância e da Família. Rio de Janeiro: LTC, 1981. ARROYO, Miguel G. Ofício de Mestre. Imagens e Autoimagens. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2001 BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. A reprodução; elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Brasília, DF, 1997.v.6. ___________. Parâmetros Curriculares Nacionais (5ª a 8ª séries): arte, Brasília, DF,1998. CORTELLA, Mário Sérgio. A Escola e o Conhecimento. Fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo-SP: Cortez, 1998. COMENIUS. Didática magna.São Paulo.Martins Fontes.1997. COURTNEY, Richard. Jogo, Teatro e Pensamento. Tradução Karen A. Müller e Silvana Garcia. São Paulo, Perspectiva, 1980 FAUDEZ, Antonio. Oralidade e escrita. São Paulo, Paz e Terra, 1969. FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo. 6ed. São Paulo: Paz e Terra. 1988. FREIRE, Paulo. Professora sim,tia não. Cartas a quem ousa ensinar. 10ªed. São Paulo: Editora Olho D’Água, 1993.
  • ____________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. ____________. Política e Educação. São Paulo: Cortez,1993. GIROUX, Henry .Teoria crítica e resistência em Educação. Petrópolis, Vozes. 1987. ______________. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. PARÂMETROS curriculares nacionais: arte / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. PARO Vitor Henrique. Por dentro da escola pública. São Paulo: Xamã, 1995. __________________. Reprovação escolar: renúncia à educação. São Paulo: Xamã, 2001. SULZBACH, Liliana. A invenção da Infância. Documentário.Duração 26min. 2000.

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