Nome da Atividade
DESENVOLVIMENTO HUMANO E MOTOR
CÓDIGO
D000679
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Epistemologia do Desenvolvimento Humano. Teorias e modelos do Desenvolvimento Humano nas perspectivas: Psicanalítica de Freud, Psicossocial de Erickson, na perspectiva Cognitiva de Piaget, Sociocultural de Vygotsky, além da perspectiva contextual através da teoria Bioecológica de Bronfenbrenner. Estudo das características do ser humano nos aspectos biopsicossociais em todas as fases do ciclo vital.
Estuda o ser humano examinando e discutindo os pressupostos e mecanismos relacionados às mudanças no desenvolvimento motor, assim como, o conceito e o papel de restrições nas habilidades motoras.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conhecer os modelos e a teorias para o Desenvolvimento Humano. Fazer análises de diferentes paradigmas do Desenvolvimento Humano. Construir modelos para a prática de atividades em diferentes fases do desenvolvimento. Proporcionar ao aluno oportunidades para adquirir uma visão abrangente e coerente do processo de Desenvolvimento Motor humano, através da análise das teorias e pesquisas da área. Planejamento e execução de aulas teóricas para crianças e adolescentes com ênfase nas Habilidades Motoras Básicas.

Conteúdo Programático

Unidade I: Epistemologia do Desenvolvimento Humano: fundamentos teóricos; Estudo dos modelos sobre o Desenvolvimento Humano; Reflexão sobre os modelos teóricos e a prática na Educação Física;
Unidade II: Desenvolvimento motor como área de estudo do movimento humano; Conceitos fundamentais, modelos de pesquisa e perspectivas teóricas.
Unidade III: Fases do Desenvolvimento Motor:
a)Fase dos movimentos reflexos e espontâneos;
b)Fase dos movimentos rudimentares;
c) Fase dos movimentos fundamentais;
d) Fase dos movimentos especializados.
Unidade IV: Crescimento físico, maturação e envelhecimento;
-Interações entre restrições do indivíduo, do ambiente e da tarefa;
-Desenvolvimento do sistema sensorial e perceptomotor.
Unidade V: Práticas pedagógicas com ênfase no Desenvolvimento Humano e Motor nas diferentes fases do ciclo vital.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GALLAHUE, D. & OZMUN, J. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2005.
  • HAYWOOD, K. & GETCHELL, N. Desenvolvimento Motor ao longo da vida. 5ª ed. São Paulo: ArtMed, 2009.
  • PAPALIA, D.E.; FELDMAN, R.D.; MARTORELL, G. Desenvolvimento Humano. 12ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.

Bibliografia Complementar:

  • BRONFENBRENNER, U. A Ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre, Artes Médicas, 1996.
  • DE ROSE Jr.,D., RÉ, A.H.N. et al. Esporte e Atividade Física na Infância e Adolescência: uma abordagem multidisciplinar. 2ªed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
  • MAZO, G. Z.; LOPES, M. A.; BENEDETTI, T. R. B. Atividade física e o idoso: concepção gerontológica. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2009. 317 p.
  • RODRÍGUEZ, C.G. Educação Física Infantil: motricidade de 1 a 6 anos. São Paulo: Phorte, 2008.

Página gerada em 18/04/2024 20:46:54 (consulta levou 0.062522s)