Nome da Atividade
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - TCC I
CÓDIGO
D000829
Carga Horária
102 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Processo pedagógico de elaboração acadêmica individual, abrangendo temática pertinente a sua graduação com orientação de docente de ensino superior.

Objetivos

Objetivo Geral:

Capacitar os alunos para a elaboração de um projeto de pesquisa que servirá para construção do trabalho de conclusão de curso. Propiciar o aprofundamento acadêmico, com estímulo à produção textual, visando o aprimoramento das competências de análise, de redação e de crítica científica.

Conteúdo Programático

Tipos de pesquisa para um TCC, processo de revisão da literatura, pesquisa qualitativa e quantitativa, normas de apresentação de trabalhos acadêmicos, sessões que compõem um TCC, elaboração de um projeto de pesquisa.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANDRÉ, M.ED.A. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995. CAUDURO, M.T. (Org.). Investigação em educação física e esportes: um novo olhar pela pesquisa qualitativa. Novo Hamburgo: Feevale, 2004. DEMO, P. Metodologias inovadoras em educação. Curitiba: Ibpex, 2005. GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002. GÜNTHER, H. Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa, Mai-Ago 2006, Vol. 22 n. 2, pp. 201-210. MARQUES, M.O. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. 4 ed. Ijuí: ED. Unijuí, 2001. MATTOS, M. G., ROSSETO JR, A. J. & BLECHER, S. Teoria e prática da metodologia da pesquisa em Educação Física. São Paulo, Phorte, 2004. PEREIRA, B. AS Limitações do método científico: implicações para a educação física. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, 12(2): 228-48, jul./dez. 1998 REY, L. Planejar e redigir trabalhos científicos. São Paulo, Edgar Blucher, 1997. SILVA, C.L.; VELOZO, E.L.; RODRIGUES JÚNIOR, J.C. Pesquisa qualitativa em educação física: possibilidades de construção de conhecimento a partir do referencial cultural. Educação em Revista, n. 48, p. 37-60, 2008. SILVA, M.A. O que é uma boa monografia? Educativa, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 99-107, jan./jun. 2008. THOMAS, J. R. & NELSON, J. Métodos de pesquisa em Educação Física. 5ª ed. Porto Alegre, ArtMed, 2008. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo, Atlas, 1987.

Página gerada em 28/03/2024 15:31:46 (consulta levou 0.107413s)