Nome da Atividade
EAD I - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA I
CÓDIGO
D000853
Carga Horária
102 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
A, P (pendente), R,
I
Ementa
Problematização e fundamentação necessária para o início do curso: conceituação, história da EAD, ferramentas.
Objetivos
Objetivo Geral:
Os aprendizes devem ser capazes de identificar, relacionar e colocar em ação competências, características da EAD, como as competências tecnológicas, comunicacionais, sócio-afetivas e de gestão, e de compreender os conteúdos sobre EAD que serão trabalhados.Conteúdo Programático
Ambientação e socialização
Quem é o aluno EAD, Fundamentos da EAD
WEB2.0 (Autoria – criação de um BLOG)
Cibercultura e cibercidadania (Autoria coletiva – construção coletiva de texto)
Cibercultura e cibercidadania (Segurança na Internet, Plágio, Netiqueta)
Quem é o aluno EAD, Fundamentos da EAD
WEB2.0 (Autoria – criação de um BLOG)
Cibercultura e cibercidadania (Autoria coletiva – construção coletiva de texto)
Cibercultura e cibercidadania (Segurança na Internet, Plágio, Netiqueta)
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FILHO, Roberto Fragale (org.) Educação a Distância – Análise dos Parâmetros legais e normativos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
- BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. Campinas, SP: Ed. Autores Associados, 2009.
- KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. Campinas, SP: Papirus, 2009.
Bibliografia Complementar:
- CORRÊA, Juliane (org). Educação à distância – orientações metodológicas. Porto Alegre: Artmed, 2007.
- PETERS, Otto. Didática do Ensino a Distância. São Leopoldo, RS: Ed. Unisinos, 2010.
- LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
- MORAES, M.C. Educar na biologia do amor e da solidariedade. Petrópolis: Vozes. 2003.
- MORAES, M.C.. O paradigma eco-sistêmico: educação, aprendizagem e cidadania no século XXI. Petrópolis: Vozes, 2004.
- MORAES, M.C. O paradigma educacional emergente. São Paulo: Papirus, 1997
- PRETTO, Nelson; PINTO, Cláudio da Costa. Tecnologias e novas educações. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 11, n.31, p. 19-30, 2006.
- PRIMO, Alex. Interação mediada por computador. Porto Alegre: Sulina, 2007.
- SANTOS , Edméa O. Articulação de saberes na EAD online: por uma rede interdisciplinar e interativa de conhecimentos em ambientes virtuais de aprendizagem. In: SILVA, Marco (Org.). Educação online. São Paulo: Loyola, 2003.
- SILVA, Marco (Org.). Educação online. São Paulo: Loyola, 2003.
- SILVA, Marco (Org.).. Sala de aula interativa. 4ª ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2006.
- SILVA, Marco (Org.).. Indicadores de interatividade para o professor presencial e online. Diálogo Educacional: Revista do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, v. 4, n. 12, p.93-109, 2004