Nome da Atividade
EDUCAÇÃO DO CAMPO II
CÓDIGO
D000859
Carga Horária
102 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
A, P (pendente), R,
I
Ementa
História da Educação do campo no Brasil; movimentos por Educação do Campo: avanços e equívocos.
Objetivos
Objetivo Geral:
Realizar discussão sobre os diferentes grupos culturais e sobre Terras Tradicionalmente ocupadasConteúdo Programático
Diferentes Grupos culturais do campo e seus movimentos
Terra tradicionalmente ocupadas e territorialidade
Os caminhos em construção de uma educação Básica do Campo
A constituição da Educação do Campo no Brasil
Terra tradicionalmente ocupadas e territorialidade
Os caminhos em construção de uma educação Básica do Campo
A constituição da Educação do Campo no Brasil
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CANDIDO, Antonio. Os parceiros do Rio Bonito.Os parceiros do Rio Bonito. Estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida. Rio de Janeiro: José Olympio, 1964; 1 1ª edição, Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2010.
- MARTINS, César Augusto Ávila, MARTINS, Solismar Fraga e SILVA, Susana Maria Veleda (org.). Quintas urbanas: conversas sobre a cidade e o urbano.Rio Grande: FURG, 2 0 0 7.
- BERNARDO, Teresinha e TÓTORA, Silvana (orgs.). Ciências Sociais na atualidade – Brasil: resistência e invenção. 1 ed. São Paulo: Paulus, 2004.
Bibliografia Complementar:
- POSTER, Cyrie e ZIMMER, Jürgen (orgs.). Educação comunitária no terceiro mundo. Campinas, SP: Papirus. 1995.
- FREIRE, Paulo. Conscientização – teoria e prática da libertação. 3.ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 1980.