Nome da Atividade
PROCESSO EDUCATIVO III
CÓDIGO
D000861
Carga Horária
102 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
A, P (pendente), R,
I
Ementa
Libras e educação dos portadores de necessidades auditivas.
Objetivos
Objetivo Geral:
Discutir sobre o conceito de surdez, de cultura surda e sobre a Educação de Pessoas Surdas.Conteúdo Programático
Conceito de Surdez
O papel da Educação para o acesso precoce dos surdos à Língua de Sinais
Legislação sobre LIBRAS e acessibilidade.
O papel da Educação para o acesso precoce dos surdos à Língua de Sinais
Legislação sobre LIBRAS e acessibilidade.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- SILVA, Angela Carrancho da e NEMBRI, Armando Guimarães Ouvindo o silêncio – surdez, linguagem e educação. 1ª ed. Mediação. Porto Alegre.RGS. 2008.
- ALCUDIA, Rosa, et al. Atenção à diversidade. Trad. Daisy Vaz de Moraes. Porto. Alegre: Artmed, 2002.
- SADER, Emir e Frei Beto. Contraversões: Civilização ou barbárie na virada do século. 2 a . ed., São Paulo: Bom tempo, 2001.
Bibliografia Complementar:
- OLIVEIRA, Nelson de. Geração 90 – os transgressores. São Paulo, Boitempo, 2001.
- ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. Preconceito contra a origem geográfica e de lugar. São Paulo: Cortez, 2007.