Nome da Atividade
EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DO CAMPO
CÓDIGO
D000863
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
A, P (pendente), R,
I
Ementa
Estudo sobre processos educacionais não escolares e sua relação com o trabalho escolar na Educação do Campo.
Objetivos
Objetivo Geral:
Compreender as relações entre Educação do Campo, movimentos sociais, educação popular e a educação formal e não formal para os povos do campo.Conteúdo Programático
Educação popular e classes sociais;
Educação popular e Movimentos sociais;
Educação do/no campo e educação popular;
Educação do campo e Educação para as relações étnico-raciais;
Educação formal e não-formal.
Educação popular e Movimentos sociais;
Educação do/no campo e educação popular;
Educação do campo e Educação para as relações étnico-raciais;
Educação formal e não-formal.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- KOPPER, Moisés. Antropologia e Classes Sociais no Brasil Contemporâneo. Anais da 29ª Reunião Brasileira de Antropologia. Natal/RN, 2014. Disponível em: http://www.29rba.abant.org.br/resources/anais/1/1400722721_ARQUIVO_Antropo logiaeClassesSociaisnoBrasilcontemporaneo-MoisesKopper.pdf
- PALUDO, Conceição. Educação popular. In: CALDART, Roseli,PEREIRA, Isabel P., ALENTEJANO, Paulo, FRIGOTTO, Gaudêncio (Orgs). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de saúde Joaquim Venâncio, Expressão popular, 2012, p. 280-285.
- BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O processo geral do saber. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação popular? p. 7-16.
- PALUDO, Conceição. Movimentos Sociais e Educação Popular: atualidade do legado de Paulo Freire. Disponível em: http://www.iesprn.com.br/ftpiesp/Disciplinas%20PROISEP/M%F3dulo%201/6%20- %20Sociologia%20da%20Educa%E7%E3o/7%20- %20Concei%E7%E3o%20Paulo.pdf
- ARROYO, Miguel G. PEDAGOGIAS EM MOVIMENTO – o que temos a aprender dos Movimentos Sociais? Currículo sem Fronteiras, v.3, n.1, pp. 28-49, Jan/Jun 2003. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/190256178/Arroyo-Pedagogias-Em-Movimento-o-QueOs-MS-Tem-a-Ensinar
- Educação do campo: Notas para uma análise de percurso – Roseli Salete Caldart (nº de páginas: 30). Disponível em: http://www.revista.epsjv.fiocruz.br/upload/revistas/r235.pdf
- “A educação popular e a (re)construção do público. Há fogo sob as brasas?” – Danilo Streck (nº de páginas: 13). Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n32/a06v11n32.pdf
- Vídeo de apoio: Assistir vídeo “A terra como matriz pedagógica” Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZdykrDK8Ne8
- GOMES, Ana Paula dos Santos. A Educação para as Relações ÉtnicoRaciais a partir do Patrimônio Cultural Negro: educação patrimonial da cultura afro-brasileira e os(as) intelectuais negros (as). EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE. Disponível em: http://www.ufpe.br/cead/estudosepesquisa/textos/ana_paula1.pdf
- MAGALHÃES, Leila de Lima. A Lei n. 10.639/03 na Educação do Campo: garantindo direito às populações do campo.
- GADOTTI, Moacir. A questão da Educação Formal/Não-Formal. INSTITUT INTERNATIONAL DES DROITS DE L’ENFANT (IDE) Droit à l’éducation: solution à tous les problèmes ou problème sans solution? Sion (Suisse), 18 au 22 octobre 2005. Disponível em: http://www.virtual.ufc.br/solar/aula_link/llpt/A_a_H/estrutura_politica_gestao_organizacional/aula_01/imagens/01/Educacao_Formal_Nao_Formal_2005.pdf
Bibliografia Complementar:
- BATISTA, Maria do Socorro Xavier. Os movimentos sociais cultivando uma educação popular do campo. Anais Gt 06: Educação popular.
- GOHN, Maria da Glória. Abordagens teóricas no estudo dos movimentos sociais na América Latina.Caderno CRH, Salvador, v. 21, n. 54, p. 439-455, Set./Dez 2008.
- GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2006, vol.14, n.50 [cited 2014-07-26], pp. 27-38. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v14n50/30405.pdf