Nome da Atividade
ESTUDOS COLABORATIVOS I
CÓDIGO
D000871
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
A, P (pendente), R,
I
Ementa
Neste eixo são apresentados os conceitos básicos de todos os elementos presentes na proposta de formação complementar apresentada na SECAD. A saber: A saber: (a) EJA – Educação de Jovens e Adultos; (b) Anos iniciais do Ensino Fundamental dos 9 anos; (c) Educação Infantil; (d) Educação Especial; (e) Gestão Educacional; (f) Educação Ambiental; (g) Educação e Tecnologia; (h) Educação e Folclore. Ao final do Eixo o acadêmico deverá dar continuidade ao elemento que o acompanhará ao longo dos outros estudos colaborativos que culminará na sua prática de estágio III.
Objetivos
Objetivo Geral:
Selecionar o tema de pesquisa nos próximos semestres de estudos colaborativos dentre os a seguir: (a) EJA – Educação de Jovens e Adultos; (b) Anos iniciais do Ensino Fundamental dos 9 anos; (c) Educação Infantil; (d) Educação Especial; (e) Gestão Educacional; (f) Educação Ambiental; (g) Educação e Tecnologia; (h) Educação e Folclore.Conteúdo Programático
Estudo dos diferentes temas de ECO.
Construção de uma justificativa fundamentada sobre o tema selecionado para pesquisa
Construção de uma justificativa fundamentada sobre o tema selecionado para pesquisa
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil, Brasília: MEC/SEF, 1998.
- BROUGÈRE, Giles. Brinquedo e cultura. Cortez.1995.
- FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Educação pré-escolar e cultura. Cortez, 1999.
- FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Educação Infantil Pós – LDB. Autores Associados, 1999.
- KRAMER, Sonia & LEITE, Maria Isabel & Nunes, Maria Fernanda. Infância e educação infantil. Papirus, 1999.
- OLIVEIRA, Lindamir Cardoso &; SARAT, Magda (orgs.). Educação Infantil: história e gestão educacional. Editora UFGD, Dourados, 2009.
- OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. L. S. Vygotsky: algumas idéias sobre o desenvolvimento e o jogo infantil. Série Idéias, n. 2. São Paulo: FDE, 1994.
- SOUZA, Solange Jobim e. Infância e Linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. Papirus, São Paulo, 2003.
Bibliografia Complementar:
- BADINTER, Elisabeth. Um Amor Conquistado: o Mito do Amor Materno. Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1985.
- MORAN, José Manoel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá.
- MOREIRA, Antonio F. & SILVA, Tomaz Tadeu da. (Orgs.) Currículo cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1994.
- MOREIRA, Antonio Flávio (Org.) Conhecimento educacional e formação do professor. Campinas: Papirus, 1994, p. 121
- OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. A Geografia das lutas no campo. São Paulo: Contexto/EDUSP, 1988
- ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Editora da UNICAMP.
- PAIVA, Vanilda. Educação Popular e educação de adultos. Ed. Loyola.
- PISTRAK. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Brasiliense, 1981.
- PONTUSCHKA, Nídia Nacib. (org.) Ousadia interdisciplinariedade na escola diálogo, pública. São Paulo: Loyola, 1993.
- FERREIRO, Emilia e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
- FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler São Paulo: Cortez, 1985.
- KRAEMER, Maria Luiza. Lendo, brincando e aprendendo. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
- McLAREN, Peter. A vida nas escolas. Porto Alegre: Arted, 1997.
- CAVALCANTI, Zélia. Alfabetizando. Porto Alegre: Artmed, 2000.
- MOLL, Jaqueline (org.). Educação de Jovens e Adultos. Porto Alegre: Editora Mediação, 2004.
- BOZZA, Sandra. Ensinar a ler e a escrever: uma possibilidade de inclusão social. Pinhais: Melo, 2008.
- MORIN, E. Ciência com consciência. 10. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. 350p.
- Projeto Político Pedagógico do Curso Educação do Campo. Pelotas, UFPEL, 2006.