Nome da Atividade
ESTUDOS COLABORATIVOS III
CÓDIGO
D000877
Carga Horária
102 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
A, P (pendente), R,
I
Ementa
Estudo aprofundado do contexto e de atividades relacionadas ao tema elencado pelo aluno após o eixo de Estudos Colaborativos I e II
Neste eixo são apresentados os conceitos básicos de todos os elementos presentes na proposta de formação complementar apresentada na SECAD. A saber: (a) EJA – Educação de Jovens e Adultos; (b) Anos iniciais do Ensino Fundamental dos 9 anos; (c) Educação Infantil; (d) Educação Especial; (e) Gestão Educacional; (f) Educação Ambiental; (g) Educação e Tecnologia; (h) Educação e Folclore. Ao final do Eixo o acadêmico deverá dar continuidade ao elemento que o acompanhará ao longo dos outros estudos colaborativos que culminará na sua prática de estágio III.
Neste eixo são apresentados os conceitos básicos de todos os elementos presentes na proposta de formação complementar apresentada na SECAD. A saber: (a) EJA – Educação de Jovens e Adultos; (b) Anos iniciais do Ensino Fundamental dos 9 anos; (c) Educação Infantil; (d) Educação Especial; (e) Gestão Educacional; (f) Educação Ambiental; (g) Educação e Tecnologia; (h) Educação e Folclore. Ao final do Eixo o acadêmico deverá dar continuidade ao elemento que o acompanhará ao longo dos outros estudos colaborativos que culminará na sua prática de estágio III.
Objetivos
Objetivo Geral:
Potencializar uma inserção mais qualificada do aluno na pesquisa a partir do estudo aprofundado de TEMAS relevantes na formação do educador do campo.Conteúdo Programático
Estudo do diagnóstico do contexto local
Construção de pré propostas de intervenção no contexto local
Construção de pré propostas de intervenção no contexto local
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BADINTER, Elisabeth. Um Amor Conquistado: o Mito do Amor Materno. Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1985.
- BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil, Brasília: MEC/SEF, 1998.
- BROUGÈRE, Giles. Brinquedo e cultura. Cortez.1995.
- FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Educação pré-escolar e cultura. Cortez, 1999.
- KRAMER, Sonia & LEITE, Maria Isabel & Nunes, Maria Fernanda. Infância e educação infantil. Papirus, 1999.
- OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. L. S. Vygotsky: algumas idéias sobre o desenvolvimento e o jogo infantil. Série Idéias, n. 2. São Paulo: FDE, 1994.
- SOUZA, Solange Jobim e. Infância e Linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. Papirus, São Paulo, 2003.
- SUTZBACH, Liliana. A invenção da infância. In: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=672#
- Revista Nova Escola. Educação Infantil: roda de conversas. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hWb3aaqXXJg
Bibliografia Complementar:
- MORAN, José Manoel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá.
- MOREIRA, Antonio F. & SILVA, Tomaz Tadeu da. (Orgs.) Currículo cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1994.
- MOREIRA, Antonio Flávio (Org.) Conhecimento educacional e formação do professor. Campinas: Papirus, 1994, p. 121
- OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. A Geografia das lutas no campo. São Paulo: Contexto/EDUSP, 1988
- ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Editora da UNICAMP.
- PAIVA, Vanilda. Educação Popular e educação de adultos. Ed. Loyola.
- McLAREN, Peter. A vida nas escolas. Porto Alegre: Arted, 1997.