Nome da Atividade
INVESTIGAÇÃO AÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS II
CÓDIGO
D000882
Carga Horária
136 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
A, P (pendente), R,
I
Ementa
Estudos sobre desenvolvimento infantil e da legislação da Educação Infantil, conteúdos
e rotinas, planejamentos para a prática pedagógica em turmas de Educação Infantil.
Conhecimento da realidade e desenvolvimento da prática pedagógica supervisionada em
uma turma de Educação Infantil em escola da rede pública municipal ou estadual.
e rotinas, planejamentos para a prática pedagógica em turmas de Educação Infantil.
Conhecimento da realidade e desenvolvimento da prática pedagógica supervisionada em
uma turma de Educação Infantil em escola da rede pública municipal ou estadual.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Realizar prática pedagógica supervisionada em uma turma de Educação Infantil.Conteúdo Programático
- Desenvolvimento infantil;
- Legislação;
- Rotinas e cotidiano da Educação Infantil;
- Planejamento na Educação Infantil.
- Legislação;
- Rotinas e cotidiano da Educação Infantil;
- Planejamento na Educação Infantil.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BARBOSA, Maria Carmen Silveira [et. al.]. Oferta e demanda de educação infantil no campo. Porto Alegre: Evangraf, 2012.
- BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.
- BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília. MEC, SEB, 2010.
- CARVALHO, Ana Maria. PEDROSA, Maria Isabel, Ferreira, Maria Clotilde Rosseti. Por que aprender com a criança. In: CARVALHO, Ana Maria. PEDROSA, Maria Isabel. FERREIRA, Maria Clotilde Rosseti. Aprendendo com a criança de zero à seis anos. São Paulo: Cortez, 2012.
- LIMA, Adriana Flávia Santos de Oliveira. Planejamento pedagógico: integrando forma e conteúdo. In: LIMA, Adriana Flávia Santos de Oliveira. Pré-escola e alfabetização: uma proposta baseada em Paulo Freire e Jean Piaget. Petrópolis:Vozes, 2001.
- MINICUCCI, Agostinho. Psicologia para o segundo grau. São Paulo: Atlas, 1985.
- MIRANDA, Rose Adriana Andrade de, Os conteúdos na Educação Infantil. Licenciatura em Educação do Campo. Disponível em: http://moodle.ufpel.edu.br/clec/course/view.php?id=76§ion=1
Bibliografia Complementar:
- MARTINS FILHO, Altino José (org.) Criança pede respeito – temas em educação infantil. Porto Alegre: Mediação, 2005.
- REDIN, Euclides, MÜLLER, Fernanda e REDIN, Marita Martins (org.). Infâncias – Cidades e Escolas amigas das crianças. Porto Alegre: Mediação, 2007.
- HORN, Cláudia Inês, SILVA, Jacqueline Silva da e POTHIN, juliana. Brincar e jogar: atividades com materiais de baixo custo. Porto Alegre: Mediação, 2007.