Nome da Atividade
ESTUDOS COLABORATIVOS V
CÓDIGO
D000885
Carga Horária
102 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
A, P (pendente), R,
I
Ementa
Neste eixo são apresentados os conceitos básicos de todos os elementos presentes na proposta de formação complementar apresentada na SECADI, a saber: (a) EJA – Educação de Jovens e Adultos; (b) Anos iniciais do Ensino Fundamental dos 9 anos; (c) Educação Infantil; (d) Educação Especial; (e) Gestão Educacional; (f)Educação Ambiental; (g) Educação e Tecnologia; (h) Folclore e Educação. Nesse semestre os acadêmicos construirão um projeto de intervenção para ser aplicado no eixo de Investigação Ação em Atividade Docente.
Objetivos
Objetivo Geral:
Produzir um projeto de intervenção para ser aplicado no eixo de Investigação Ação emAtividade Docente.
Conteúdo Programático
- Planejamento
- Projeto de intervenção
- Seminário de socialização
- Projeto de intervenção
- Seminário de socialização
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CARVALHO, Ana M. A; PEDROSA, Maria Isabel e ROSSETTI-FEREIRA, Maria Clotilde. Aprendendo com a criança de zero a seis anos. São Paulo: Cortez, 2012.
- DIÁZ, F. Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas. EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Salvador – BA. 2009.
- GUIMARÃES, J. Gerardo M. O folclore na escola. 3. ed. São Paulo: Manole, 2002.
- LAYRARGUES, F. P. (Coord.) Identidade da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.
- LÜCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
- MOLL, Jaqueline (org.). Educação de Jovens e Adultos. Porto Alegre: Editora Mediação, 2004.
- SILVA, Marco. A sala de aula interativa. Rio de Janeiro, Ed. Quartet, 2000.
- SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo, Editora Contexto, 2003.
Bibliografia Complementar:
- BOZZA, Sandra. Ensinar a ler e a escrever: uma possibilidade de inclusão social. Pinhais: Melo, 2008.
- PARO, Vitor Henrique. Gestão Escolar, Democracia e Qualidade do Ensino. São Paulo: Editora Ática, 2007
- MATTOS, Luiz Otávio Neves. Professoras primárias – atividades lúdico-corporais – Esse jogo vai para a prorrogação. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
- LIMA, Adriana Flávia de Oliveira. Pré-escola e Alfabetização: uma proposta baseada e Paulo Freire e Jean Piaget. Vozes: Petrópolis, 2001.
- BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O Que é Folclore. São Paulo: Ed. Brasiliense S.A, 1984.